Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Maricá/RJ
Enviado em 06/12/2016
Relato das ações realizadas e possibilidades de intervenções futuras, visando a Prevenção de Riscos e Desastres na Comunidade Escolar
IFFluminense – Campus Avançado Maricá
Considerando o recorrente contexto de alagamentos, em função das fortes e intensas chuvas no município de Maricá/RJ, o Campus Avançado Maricá salienta a preocupação com o preparo da comunidade escolar para possíveis riscos e desastres ambientais.
Com este objetivo, realizamos uma parceria com a Defesa Civil Municipal de Maricá,
visando a sensibilização da comunidade escolar, conscientizando-a para os riscos decorrentes do alagamento na cidade. Nesse sentido, em 17 de outubro de 2016, fomentamos na escola um espaço de reflexão, com a mediação do Coordenador Operacional de Defesa Civil de Maricá, Capitão Wellington Silva e a sua equipe, intitulado “Gestão de Risco de Desastres”.
Numa dinâmica metodológica que se consistiu numa palestra e debate, o público –
comunidade escolar, formada por servidores Técnico-Administrativos, Docentes e Estudantes do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio – pode repensar, ampliar as suas referências e se preparar para possíveis riscos de desastres causados, principalmente, pelas fortes chuvas. Com isso, foram reforçadas as orientações sobre a prevenção de riscos e aumento da capacidade de solução local, em relação ao enfrentamento de desastres.
Ressaltamos a importância das parcerias no processo formativo dos estudantes e na formação continuada dos servidores do IFFluminense, Campus Avançado Maricá, ampliando o nosso protagonismo frente às emergências ambientais no município de Maricá.
Reafirmando o nosso interesse pela temática, pretendemos reforçar a interação com outros segmentos da sociedade civil, numa proposta extensionista, salientando a necessidade de trabalhar a percepção de risco para que os estudantes sejam multiplicadores e estejam preparados para enfrentar os possíveis desastres, sejam eles naturais ou tecnológicos. Em parceria com a Defesa Civil Municipal, pretendemos em nossas próximas ações, realizar exercícios simulados de evacuação escolar, aumentando a resiliência da comunidade, conforme preconiza o “Marco de Sendai”.
Maricá é um município que está exposto a uma série de riscos em potencial e, por isso, é fundamental envolver a comunidade escolar nesse contexto, empoderando-a para que desenvolva estratégias de prevenção e inserção propositiva na diminuição dos desastres. Certamente, interagir com essa temática na escola é construir um conhecimento, cujo valor pedagógico e civil-cidadão não tem mensuração; é dialogar o conhecimento científico com os episódios cotidianos, desdobrando ações em prol da maior segurança e bem-estar da população.
Nosso propósito principal é aumentar a capacidade de reação da comunidade escolar em relação aos desastres ambientais, além, de, numa perspectiva integradora e problematizadora, oportunizar experiências no Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, que traz como mote a consolidação do conhecimento para o mundo do trabalho, para as construções, para a organização e reinvenção dos espaços-tempos sociais, culturais, econômicos e ambientais, num movimento de percepção e compreensão das múltiplas dimensões humanas e a sua relação com o mundo.