• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS EM SANTA CATARINA: A INFLUÊNCIA DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA – Rio do Sul/SC

Uma iniciativa de E.E.B. Francisco Altamir Wagner

Enviado em 10/12/2024

Compartilhe:

Atividade/ação desenvolvida

  • Outro tipo de atividade/ação educativa

Atividades desenvolvidas e principais resultados

O projeto “Eventos Climáticos Extremos em Santa Catarina: A Influência da Pressão Atmosférica”, realizado por estudantes da E.E.B. Francisco Altamir Wagner, aborda a crescente ocorrência de fenômenos climáticos extremos no estado, como enchentes e tornados, relacionados à dinâmica da pressão atmosférica. Santa Catarina, com sua diversidade geográfica, é suscetível a mudanças climáticas intensas devido à interação de massas de ar quentes e frias.

O projeto busca investigar como as variações na pressão atmosférica afetam a frequência e a intensidade desses eventos, proporcionando aos alunos uma compreensão prática e teórica. Por meio de aulas expositivas, construção de barômetros e uma saída de campo com o meteorologista Ronaldo Coutinho, os alunos puderam vivenciar o impacto das mudanças climáticas em suas comunidades. Durante a construção dos barômetros, aprenderam sobre a medição da pressão atmosférica e sua correlação com as condições climáticas, registrando dados ao longo do tempo.

As aulas também abordaram os efeitos do desmatamento na regulação climática, mostrando como a perda de florestas, especialmente na Amazônia, pode agravar os fenômenos extremos. Os alunos refletiram sobre a importância da conservação ambiental e da sustentabilidade, discutindo soluções para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

O projeto enfatiza a relevância da educação científica para formar cidadãos conscientes e agentes de mudança. Ao entender as interações entre pressão atmosférica, clima e práticas sustentáveis, os alunos estão mais preparados para enfrentar os desafios ambientais. Assim, a iniciativa não apenas amplia o conhecimento teórico, mas também inspira ações práticas em prol de um futuro mais sustentável, demonstrando que a educação é fundamental para formar líderes comprometidos com a preservação do meio ambiente.

Foto 1

Confecção do barômetro aneroide

Foto 2

Visita a estação meteorológica na E.E.B. Francisco Altamir Wagner

Foto 3

Confecção do barômetro de pesca caseiro

Foto 4

Saída de Campo com o Meteorologista Ronaldo Coutinho

Foto 5

Saída de Campo na Serra do Rio do Rastro

Link: vídeo da ação

https://www.instagram.com/reel/C8vNR-GuyvB/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Arquivos complementares

  • EVENTOS-CLIMATICOS-EXTREMOS-6.pdf 4 mb

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2023
Educação para uma Escola Resiliente e Sustentável – Vitória de Santo Antão/PE
#AprenderParaPrevenir2018
Brigada Municipal Ambiental – Angra Dos Reis/RJ
  BRIGADA MIRIM AMBIENTAL – FORMANDO BRIGADISTAS DO AMANHÃ Objetivos: formação educacional básica de brigadistas e brigadianos multifuncionais que aprenderão sobre prevenção a incêndios urbanos e florestais, meio ambiente, ...
#AprenderParaPrevenir2024
Emergências Climáticas e a Trilha da Natureza UFSCar – São Carlos/SP
#AprenderParaPrevenir2023
Projetos: ‘Que chuva é essa?’ ‘Meninas e Mulheres na RRD’ e ‘Que casa é essa?’ – Rio de Janeiro/RJ
#AprenderParaPrevenir2019
UNIVAP/INPE – São José dos Campos/SP
Título: Maquete interativa. Objetivos:  Escolhemos a Maquete Interativa como ferramenta de abordagem em oficinas na cidade de São Luiz do Paraitinga para realizar a coleta de dados. Identificar áreas de inundação, ...
#AprenderParaPrevenir2023
BiodiverCidade e Resiliência – Recife/PE

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Carregando