PROJETO FOCO NO RISCO – Recife/PE
Objetivos da iniciativa
- Realizar levantamento de problemas e identificação de soluções, com base nas vivências e experiências da comunidade para definição de diretrizes que possam contribuir na implementação do Plano de Contingência Participativo E Plano de Convivência.
- Fortalecer os laços comunitários por meio da construção da percepção de risco e da resiliência comunitária para a Redução de Riscos e desastres (RRD);
- Elaborar mapeamento de risco participativo, bem como rota de fuga, através de metodologia participativa, considerando uma base cartográfica (mapa, croqui etc.), para levantamento de informações dos participantes (residentes) na comunidade;
- Implantar o monitoramento participativo da pluviometria, por meio do pluviômetro comunitário desenvolvido com a participação da comunidade;
Desastres abordados na iniciativa:
- Escorregamento / Deslizamento de terra
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Fundamental
- Alunos de escolas do Ensino Médio
- Comunidade em situação de vulnerabilidade a riscos
- Comunidade escolar
- Universitários
- Professores
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
O NUPDEC e a formação do Plano de Contingência Participativo estão em desenvolvimento por meio da pesquisa-ação que permite desenvolver um diagnóstico integrativo, com captação de dados de forma didática, permitindo que pessoas da comunidade reflitam sobre os problemas locais, bem como sobre as possíveis soluções que podem ser aplicadas na realidade, contribuindo para a construção de um diagnóstico situacional a partir do olhar e das vivências da comunidade.
A pesquisa foi desenvolvida dentro de uma perspectiva participativa, preocupando-se com a identificação e ao mesmo tempo apontamento de soluções dos problemas apontados pelo coletivo. Os pesquisadores se integraram com os participantes da comunidade analisada, envolvendo-se na orientação para construção do Plano de Contingência Participativo, mapeamento de riscos, rota de fuga, plano de convivência.
Na identificação dos problemas, verificou-se a necessidade de monitoramento pluviométrico, considerando os desastres sofridos pela comunidade em momentos anteriores. Desse modo, foi desenvolvido a oficina de garrafa pet, bem como a definição de uma estação onde será implantada uma estrutura com pluviômetro comunitário para fins de monitoramento diário das chuvas.
Principais resultados alcançados
Os objetivos do projeto na vertente da mobilização social, por meio do NUPDEC, permitem novas formas de comunicação e integração de linguagens, novas metodologias com olhar nas experiências e saberes da comunidade e formas de organização comunitária para a formação do PLANCON Participativo na perspectiva do empoderamento social para construção da resiliência a riscos e desastres. A experiência contribui para organização social e fortalece o processo de autogestão em relação a RRD.
O projeto tem possibilitado a mobilização do NUPDEC como agente multiplicador de boas práticas, bem como os aprendizados e parcerias, tendo destacado:
· A formação de 120 agentes multiplicadores quanto a importância do PLANCON participativo;
· A parceria entre o campo científico, o poder público executivo, evidenciando os órgãos de Defesa Civil, bem como a comunidade e escolas que representam o protagonismo a partir das experiências práticas.
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE)
Prefeitura do Recife
Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes
Galeria de imagens




