Escolas Seguras: desenvolvendo a resiliência através da educação
Objetivos da iniciativa
Tendo como base os pilares estabelecidos pela ONU, o Projeto Escolas Seguras: desenvolvendo a resiliência através da educação tem como objetivo tornar as unidades de ensino da rede municipal de Nova Iguaçu em escolas mais seguras, através do desenvolvimento de uma cultura de prevenção e percepção de riscos a desastres, utilizando a comunidade escolar como espaço propício para promoção de uma mudança cultural, onde o resultado final é a proteção e preservação da vida, e a construção de uma comunidade escolar resiliente.
Desastres abordados na iniciativa:
- Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
- Incêndios florestais
- Escorregamento / Deslizamento de terra
- Outro(s)
- Outros: Incêndio no prédio escolar
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Fundamental
- Comunidade escolar
- Professores
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
Oficina Palestra sobre prevenção – A conta com informações fundamentais sobre riscos presentes no município de Nova Iguaçu, como inundação, alagamentos e deslizamentos. Além disso, também é discutido os riscos de acidente em casa, na rua ou na escola e quais números de telefones que devem ser acionados em situações de emergência.
Oficina Resiliência Lúdica – A oficina Resiliência Lúdica trabalha de uma maneira dinâmica e didática o conteúdo apresentado e aprendido nas demais oficinas. Através do jogo da memória os estudantes respondem, com a ajuda de seus colegas, perguntas que tenham ligação com a temática de prevenção de riscos e desastres. Além do jogo, os alunos recebem desenhos para colorir com a temática da Defesa Civil.
Oficina Descobrindo os Sinais do Tempo – Entendendo a necessidade de compreender e elucidar sobre os fenômenos que podem gerar riscos para o estudante e o município em que ele reside, tal oficina busca explanar conceitos importantes da meteorologia, além de explicar como ocorre o monitoramento de chuvas dentro do município de Nova Iguaçu.
COLMEIA RESILIENTE – A oficina da Colmeia Resiliente trabalha de uma maneira dinâmica e didática o conteúdo apresentado e aprendido nas demais oficinas. Através de um tapete que simula um jogo de tabuleiro clássico, os estudantes respondem, com a ajuda de seus companheiros, perguntas que tenham ligação com a temática de prevenção de riscos e desastres.
OFICINA SIMULADOR DE FENÔMENOS NATURAIS – CEPEDES/UERJ – Nessa oficina os estudantes podem compreender a formação do relevo e entender como ocorre fenômenos como de deslizamento e alagamento de maneira lúdica através de interações sensoriais dos alunos com a caixa de areia.
TREINAMENTO E SIMULADO DE DESOCUPAÇÃO DE EMERGÊNCIA- Visando a preparação de todo corpo escolar (alunos, professores e funcionários) para uma situação emergencial na escola, onde os agentes de defesa civil ensinam e treinam os protocolos de desocupação coordenada de emergência. Após esse treinamento é realizado um Exercício Simulado, como etapa final do projeto;
Principais resultados alcançados
As atividades estabelecidas no projeto foram planejadas de modo que cada pilar da Iniciativa Mundial para Escolas Seguras fosse trabalhado. Assim, a dinâmica do Projeto ES-DRAE ocorre da seguinte forma:
● Realização de Oficinas, palestras e atividades lúdicas, de forma simultânea, ou seja, as turmas são divididas entre essas oficinas e seguem um sistema de rodízio entre elas, que são desenvolvidas por diferentes instituições relacionadas à prevenção e redução de desastres.
● Realização de vistoria técnica para avaliação dos riscos presentes no prédio escolar com geração de documento contendo a descrição detalhada desses riscos, assim como, das recomendações para adequação da escola às normas de segurança contra incêndio e pânico;
● Preparação de todo corpo escolar (alunos, professores e funcionários) para uma situação emergencial na escola, onde os agentes de defesa civil ensinam e treinam os protocolos de desocupação coordenada de emergência. Após esse treinamento é realizado um Exercício Simulado, como etapa final do projeto;
O projeto acontece desde 2017. Nesse sentido, com o passar do tempo foram se aprimorando as metodologias e a execução da proposta em si.
Levando em consideração o ano de 2022 até 2023, foram 13 escolas trabalhadas. Com 2258 alunos e 504 funcionários capacitados.
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
- CEPEDES – UERJ
- SEMED – NOVA IGUAÇU
- CPRM
Galeria de imagens
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