• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Educação Climática: Guia Prático para Famílias e Educadores – Atibaia/SP

Uma iniciativa de Famílias pelo Clima

Enviado em 21/11/2024

Compartilhe:

Atividade/ação desenvolvida

  • Outro tipo de atividade/ação educativa

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 40
  • Outro(s): Quantidade - Quantidade: 25

Atividades desenvolvidas e principais resultados

Os efeitos das mudanças climáticas já estão acontecendo no nosso quintal e as soluções existem, mas faltam vontade política e medidas efetivas rumo à mudança urgente e necessária. Por isso, cada ação importa! Há tempos, o movimento Famílias pelo Clima vislumbrava a necessidade de ter em mãos um guia prático para famílias e educadores e apresentá-lo às escolas para contribuir com ferramentas, referências e boas práticas, visando empoderar e mobilizar as famílias e a comunidade escolar a incorporar ações de combate à mudança climática em suas rotinas e atividades. O projeto cresceu e agregou como paceira a Rede Escolas pelo Clima, apoio do Saúde Planetária Brasil (IEA-USP) e recebeu um microssubsídio do Our Kids Climate. Resolvemos testar um modelo de implementação, a partir de vivências práticas que resultaram em diversos aprendizados e informações relevantes sobre o que seria necessário trazer para a publicação. Nosso desejo tornou-se realidade por meio de intervenções educadoras realizadas em duas escolas, envolvendo professores e alunos do ensino fundamental (crianças de 8 a 12 anos). As ações desenvolvidas podem ser reproduzidas e/ou adaptadas a diferentes geografias e realidades das escolas brasileiras.  A cartilha é composta de quatro partes. O primeiro capítulo discorre por que importa explicar os motivos da emergência climática e assim quebrar o silêncio sobre o tema. Já o segundo, é específico para os educadores apontando possíveis caminhos, práticas e uma curadoria. A terceira parte foi pensada para as famílias, trazendo sugestões de como quebrar o gelo e iniciar conversas com as escolas. Inclui também um modelo de carta convite para os gestores escolares. O quarto e último capítulo aborda, em detalhes, a nossa experiência com educadores e crianças. Tivemos a colaboração de um educador ambiental indígena e a aplicação de um jogo estampado em tapete, mediante um projeto artístico de artistas da região. Os educadores e alunos nos enviaram feedbacks. Professores responderam um questionário e expressaram suas impressões e sugestões. As crianças confeccionaram textos, desenhos e histórias em quadrinhos. O guia passou por revisão complementar e técnica e foi inserido no portal de Livros Abertos da USP e midiateca do CEMADEN Educação. O lançamento ocorreu no último dia 14 de novembro, na sala Alfredo Bosi (IEA-USP).  

Foto 1

Autoras da Cartilha

Foto 2

Webinário de Lançamento da Cartilha

Foto 3

História em Quadrinhos I

Foto 4

História em Quadrinhos II

Foto 5

Jogo Trilha para um Novo Clima estilizado por artistas

Link: vídeo da ação

Arquivos complementares

  • Cartilha-Educacao-Climatica_VF_Web.pdf 8 mb

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2019
EE Professor Clemente Quáglio – São Paulo/SP
Título: Caracterização das enchentes na cidade de São Paulo. Objetivos:  Obter a frequência da ocorrência de enchentes na Cidade de São Paulo, identificar as regiões afetadas, levantar tipos de perdas e ...
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Iris Célia Cabanellas Zaninni – Assis Brasil/AC
A experiência teve uma boa execução, tendo em vista em que todos os envolvidos tiveram uma boa atuação durante a instalação do pluviômetro semiautomático na Escola Estadual de Ensino ...
#AprenderParaPrevenir2023
Educação para uma Escola Resiliente e Sustentável – Vitória de Santo Antão/PE
#AprenderParaPrevenir2024
CARTOGRAFIA PARTICIPATIVA À INUNDAÇÃO: O CASO DO DISTRITO DE ROCHA CAVALCANTE EM UNIÃO DOS PALMARES, ALAGOAS
#AprenderParaPrevenir2019
E.E. Desembargador Affonso de Carvalho – Santo Antonio do Pinhal/SP
Título: Conhecer e fazer parte! Objetivos: Integrar escola-comunidade, despertando interesses de pertencimento e ação. Público envolvido: 33 alunos da 1° série B do Ensino Médio. Atividades realizadas: Mediante o conteúdo apresentado em sala ...
#AprenderParaPrevenir2023
Educação Preventivas em Risco de Desastres e Atuação humana no combate da Mudanças Climáticas – Palmares/PE

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
Carregando