EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARTICULADA COM O CURRÍCULO PAULISTA NO CONTEXTO LOCAL – Assis/SP
Objetivos da iniciativa
- Apresentar o processo histórico referente às questões socioambientais;
- Estudar a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável;
- Relacionar os ODS/Agenda 2030 com o Currículo Paulista e Fortalecer a Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) e a resiliência;
- Proteger os estudantes e a comunidade escolar contra riscos e desastres;
- Garantir o planejamento de ações pedagógicas junto à comunidade escolar em face de possíveis perigos e/ou adversidades
Desastres abordados na iniciativa:
- Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
- Secas prolongadas
- Escorregamento / Deslizamento de terra
- ondas de calor
- erosão costeira
- vendaval / ciclone
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Fundamental
- Alunos de escolas do Ensino Médio
- Comunidade em situação de vulnerabilidade a riscos
- Comunidade escolar
- Professores
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
Dentre todos os objetivos propostos para o curso, algumas atividades foram oportunizadas por meio de parcerias como a participação da Patrícia B. Fazano que discutiu a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável dentro das possibilidades educacionais da Rede de Ensino e como promovê-la e dialogar sobre a importância da preservação e monitoramento da Estação Ecológica Caetetus para a região. A participação do Dr. Emilio, que trouxe em pauta a hidrogeologia em tempos de mudanças climáticas, portanto as águas subterrâneas foram amplamente discutidas desde épocas remotas até os dias atuais. Uma visita a campo realizada na Fábrica Inspiralle Cosméticos, localizada na cidade de Lutécia/SP, onde os docentes puderam conhecer a linha de produção da empresa e como ela se preocupa e se dedica em prol ao Meio Ambiente. Houve, também, uma visita acompanhada pelo Policial Ambiental Cabo Régis que nos levou a conhecer três nascentes na cidade de Assis, bem como tratou da preservação ambiental destes espaços e a construção de jovens potencialmente capazes de proteger estes espaços. Por fim, foi oportunizado aos cursistas conhecer o Laboratório de Pesquisas em Ciências da Faculdade FEMA/Assis.
Com o estudo da ERRD, os cursistas foram mobilizados a elaborar um Plano de Contigência a partir de todo este conhecimento levando em consideração o contexto de suas escolas, pensando em riscos naturais, tecnológicos e sociais que poderiam ocorrer, como inundações, tempestades, assaltos entre outros. Desta forma, fizeram um estudo de cenário de risco com os professores da escola e então, elaboraram protótipos que poderiam ser adotados pela gestão a fim de operacionalizar o plano.
Principais resultados alcançados
Foi a primeira vez que a Diretoria de Ensino ofereceu aos docentes uma formação sobre Educação Ambiental, e por meio dela foi possível proporcionar espaços para reflexão e discussão que envolvem os desastres causados pela ação humana desenfreada, fazendo com que repensem suas ações e que disseminem coletivamente uma educação transformadora.
Os professores elaboraram planos de contingência da sua Unidade Escolar com foco na ERRD, compartilharam seus conhecimentos com os colegas, aplicaram atividades diversificas com seus estudantes, mobilizaram a comunidade para a preservação do meio, reconheceram a importância das nascentes e experimentaram como uma empresa e centro de pesquisa realiza isso na prática.
Nesse sentido as parcerias (ODS-17) foram muito importantes pois os cursistas puderam se aprofundar e trilhar novos horizontes dentro das suas possibilidades.
Portanto, há a intenção de continuidade e ampliação do curso com objetivo de atingir todos os docentes, na sua integralidade.
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
RÉGIS CÉSAR QUEÇADA – Cb PM – Educador Ambiental
PATRÍCIA BARBOSA FAZANO – Gestora da Estação Ecológica dos Caetetus e Representante de Comitê de Bacia Hidrográfica
EMÍLIO CARLOS PRANDI -Doutor em Geotecnia e Secretário Executivo Adjunto do Médio do Paranapanema
Inspiralle Cosméticos – Cidade de Lutécia – Valéria Cristina Portes Vasques
CEPECI – Centro de Pesquisa em Ciências, localizado na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) – Prof. Aleicho Agnaldo Sachete e Prof. Sérgio Augusto Moreira Cortez.