Pit – Stop da Água: Plantar uma árvore é uma forma de preservar os Rios Voadores

 

 

Objetivos: Mobilizar a comunidade escolar para desenvolver processos educativos sobre a dimensão socioambiental, com foco na sustentabilidade. 
Atingir ações estratégicas integradas de educação, relacionadas ao tema água, para alcançar um maior número de indivíduos, com vistas nas mudanças de hábitos e eliminação de vícios de desperdícios de água, tendo como foco a  conservação e manutenção da qualidade da água na comunidade local. 
Realizar um Pit Stop em frente da escola para entregar mudas de árvores para motoristas, pedestres e comunidade ao redor da escola. 
Agregar as ações do projeto junto ao programa Cuidando das Águas a partir da região do MAP.

 

Público envolvido: O perfil dos alunos é aquele que se identificam com a causa do meio ambiente, o projeto trouxe essa sensibilização para que os mesmos pudessem se envolver e fazer com o projeto sempre estivesse produzindo, por isso, eles foram intitulados Delegados Ambientais, sendo escolhidos de todas as turmas e com apoio e supervisão dos professores das áreas de Ciências e Geografia. Também, podemos destacar o envolvimento da Secretaria de Educação por meio do setor de Humanização, que nos deu todo o suporte e orientação no desenvolvimento das ações.

 

Atividades:
1° Conferência Ambiental Escolar, onde foi definido a temática do projeto, a escolha dos delegados ambientais para mobilizar e gerenciar as ações do projeto e a elaboração do plano de ação para execução junto à comunidade local. Vale pontuar que nesta ação se fez um debate sobre os desastres naturais que podem ocorrer com a escassez da água em uma cidade. Nosso Estado tem um grande histórico dos lados das catástrofes relacionados a água, dada por muitas vezes por culpa do homem. Em um período que há uma grande seca do principal rio da capital, causando grande preocupação a população pela falta de água e em outro período ocorre a cheia do rio, que por sua vez, invade vários bairros, causando destruição e transtornos aos moradores que são atingidos pela enchente. A conscientização da comunidade foi muito importante, porque várias famílias que atendemos na escola foram ou são atingidas pela alagação.

2° Caminhada pelo Meio Ambiente organizada pela Secretaria de Educação com participação da escola, que teve seu enfoque, na conservação dos rios e a nossa escola deu ênfase em seu material de divulgação, cartazes e faixas na utilização racional e sustentável da água.

3° Intervenção do Pit Stop em frente à escola para entrega de mudas de plantas diversas para a comunidade e motoristas que passavam durante a ação. Sensibilizando e educando a população que devemos preservar as florestas, principalmente nós, que moramos no meio da maior floresta do mundo e somos os primeiros responsáveis pelas águas que abastecem boa parte do país e até outros países por meio dos rios voadores.

4° Concurso de redação sobre a temática da Sustentabilidade para encaminhar as autoridades locais ou nacionais. 

5° Participação no Seminário: Estratégias Inovadoras de Educação para a Gestão da Bacia Tri Nacional do Rio Acre na Região do MAP, realizado na Universidade Federal do Acre – UFAC, para apresentação do projeto desenvolvido, resultando na conquista de uma premiação em terceiro lugar com Escola Sustentável no Estado do Acre. 

6° Apresentação de Comunicação Oral em Puerto Maldonado no Peru em um evento chamado Diverti Educa 2018. 

7° Apresentação de maquete e resultados do projeto na Feira de Ciência e Tecnologia intitulado Viver Ciência na Universidade Federal do Acre. 

 

Resultados: A realização desse projeto irá contribuir com a educação ambiental da comunidade, que poderá obter conhecimentos sobre a importância da água e rios voadores. Espera-se que se desperte na comunidade escolar uma consciência de cuidado e preservação das águas, principalmente em nossa região. Uns dos grandes ganhos do projeto, foi ter conhecido a campanha Aprender para Prevenir, trouxe uma reflexão e uma proposição de várias ações que podemos desenvolver dentro da nossa comunidade, perceber que estamos em um território rico em águas, porém, se não cuidarmos, sofreremos bastante com a falta do bem mais precioso do planeta. A campanha estimulou a composição da equipe de Delegados Ambientais na escola, eles ajudam em tudo a escola precisa, conscientizam seus colegas e eles mesmo assumem as responsabilidades do projeto, os mesmos se empoderaram dessa missão e para o ano seguinte continuaremos a campanha e abriremos para mais alunos/delegados participarem do projeto.

 

Outras informações: Estima-se que esse projeto se torne permanente no currículo das áreas afins e que a partir da temática da sustentabilidade, os alunos comecem a se conscientizar e multiplicar essas ações dentro e fora da escola. Para o ano, pretende-se que a equipe de alunos delegados ambientais continuem a realizar esse processo e possam formar outros alunos para compor a equipe de trabalho para continuar a desenvolver novas ações sustentáveis.