Título:  ODS 11: CONSTRUINDO UMA CIDADE SUSTENTÁVEL .
Objetivos: Compreender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e refletir sobre processos criativos para a Resiliência Urbana. Entender como o Objetivo 11 está alinhado à Nova Agenda Urbana e pensar criticamente o que fazer para construir uma comunidade mais humanizada, segura e sustentável; Refletir sobre os princípios da prevenção de riscos de desastres e alternativas para sensibilização da comunidade.
Público envolvido:  25 Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Atividades realizadas:  As oficinas foram desenvolvidas em etapas, trabalhando-se conceitos de riscos de desastres, em seguida os objetivos do desenvolvimento sustentável e a construção da cidade resiliente. Através de roda de conversa, foram realizadas sensibilizações com orientação sobre a prevenção de riscos de desastres e suas relações com os comportamentos e hábitos. Desenvolvimento de painéis com os participantes demonstrando ações que estejam de acordo com as ações do ODS11, refletindo e debatendo o objetivo de que até 2030, haja o acesso de toda a população à habitação segura, adequada com preço acessível, e com serviços básicos. A urbanização das favelas e que, até 2030, possa ser reduzido o impacto ambiental negativo per capita das cidades. Através da produção de uma maquete, construir um debate sobre como cada ser humano e cada comunidade poderá agir em prol da construção da sonhada cidade resiliente, dentro dos princípios do ODS 11.
Resultados: Painéis e Maquete com identificação dos objetivos do ODS 11 conectados aos principais aspectos da resiliência urbana. Exposição com roda de conversa.
Outras informações:  Parcerias do projeto: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Ordem Pública, Secretaria Executiva de Serviços Urbanos e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação e Grupo de Engenharia Geotécnica de Desastres e Planícies- GEGEP/UFPE; A intenção é que o projeto se perpetue no âmbito da escola e seja tratado de forma transversal aos conteúdos programáticos.