Título:  Dados à prova d’água – Quanto é que chove?
Objetivos: Coletar dados sobre a quantidade de chuva que cai na região e interpretá-los e relacioná- los com a ocorrência de desastres, bem como classificar os riscos que estão sujeitos a comunidade.
Público envolvido:  5 turmas de 1º ano do ensino médio regular (aproximadamente 150 alunos de 15 e 16 anos).
Atividades realizadas:  Na sala de aula produzimos os pluviômetros com materiais recicláveis e fizemos a análise e tratamento dos dados coletados, estes foram coletados nas residências. Foi feito um mapeamento das áreas de risco e acompanhamento dos locais que são passíveis de alagamentos.
Resultados:  Foram coletados chuvas dos meses de setembro, outubro e parte de novembro. Os alunos construíram conhecimentos sobre a incidência de chuvas na região e o quanto elas causam danos aos moradores do bairro. Aprenderam a analisar um pluviômetro e a converter os dados obtidos em gráficos, bem como a sua leitura. Perceberam o quanto de chuva é necessário para provocar algum risco e assim podem pensar em meios de prevenção.
Outras informações: Fazemos parte do projeto Dados à prova d’água – Waterproofing Data: engaging stakeholders in the sustainable governance of flood risks.