E.E. Professor Francisco Pereira da Silva – São José dos Campos/SP
Enviado em 22/10/2019
Título: Estação Meteorológica e Compartilhamento de Dados.
Objetivos: O projeto tem como foco colocar os alunos em contato com a pesquisa, a aprendizagem de técnicas e métodos de projetos científicos e tecnológicos, bem como estimular o desenvolvimento de pensar cientificamente e da criatividade, a partir de questões diretamente ligado com os problemas de pesquisa e a análise do cotidiano. A partir disso, a construção de uma estação meteorológica para coletar dados, apresenta uma oportunidade de plano de ação escolar que busca instigar os alunos na pesquisa científica e a busca de resolução de situações-problemas. Desta forma, os alunos poderão contrapor dados coletados com a sua realidade e avaliar situação de normalidade ou anormalidade frente aos problemas ambientais locais e até globais, como as mudanças climáticas.
Público envolvido: 1ª série do Ensino Médio, 2ª série do Ensino médio e 3ª série do Ensino Médio.
Atividades realizadas: Desenvolver uma estação meteorológica na própria Unidade Escolar, pelos alunos, possibilitando a pesquisa em várias linhas de conhecimento até chegar aos produtos finais: estação meteorológica analógica e digital, em funcionamento coletando dados diariamente e observando o microclima local.
Resultados: Os alunos se organizaram em grupos de pesquisa para buscar informações na internet sobre os instrumentos meteorológicos: função, medidas, forma de construção. Os instrumentos, Anemômetro, Anemoscópio (cata-vento), Pluviômetro, Higrômetro, Barômetro e Termômetros, foram construídos utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet, madeira, entre outros. Foi construído uma estação meteorológica analógica com uma gaiola coberta de e.v.a branco, na qual todos os instrumentos meteorológicos deverão ser armazenados para coleta de dados. Uma equipe ficou responsável pela construção de uma estação meteorológica digital com Arduino para que a coleta de dados seja mais precisa no ambiente escolar.
Outras informações: A escola contou com o apoio do SENAC, e a nossa intenção continuar coletado dados e comparado com os dados monitorados com a estação do SENAC para análise.