Título: Cada um é responsável pela cura da Terra

Objetivos: Desenvolver o cultivo de hortaliças, cuidados básicos, adubação, plantio, rega e colheita, com consumo na merenda; formar um pomar com frutas cítricas e silvestres, com o objetivo de apresentá-las aos alunos, em resposta aos desabamentos acontecidos no município, no início deste ano.  Estimular a valorização e preservação do meio ambiente, promover uma alimentação saudável, despertar nos alunos o amor pela natureza e espalhar o conhecimento adquirido além dos muros da escola.

Público envolvido: O projeto foi coordenado pelas professoras Sônia Maria Negrette Kostek e Sueli Mayumi O. Kawamura, com  a participação de professores, funcionários, equipe gestora e todos os alunos da E.E. Profª Therezinha  Sartori .

Atividades realizadas: As ações do projeto CADA UM É RESPONSÁVEL PELA CURA DA TERRA, foram  realizadas por todos os alunos da Unidade Escolar E.E.Profª Therezinha Sartori, do Ensino Fundamental e também com participação do Ensino Médio, contou com a participação da Equipe Gestora, professores e funcionários.

Vale ressaltar que estamos em uma área urbana, onde a grande maioria dos alunos sequer tiveram algum contato com a natureza e muitos residem em áreas de risco, onde já ocorreram inúmeros casos de inundações, deslizamentos e outros desastres causados por consequência da falta de estabilidade do solo. Além disso, muitos alunos desconhecem como é o pé de frutas e nunca tiveram experiência com o manejo de uma horta. A dimensão desse projeto vai além das fronteiras do conhecimento teórico-prático, pois leva-os a uma importante reflexão sobre a preservação do meio ambiente, sendo possível observar inclusive o aumento do número de pássaros se alimentando das frutas plantadas por eles; sentiram também o prazer de colher e consumir uma verdura livre de agrotóxicos, também com o objetivo de estimulá-los a plantar não apenas hortaliças mas também diversas árvores frutíferas ou não, com o intuito de prevenir desmoronamentos promovendo uma relação harmônica entre sociedade e meio ambiente. Isto abre uma grande possibilidade de gostarem tanto, que queiram fazer isso em suas próprias casas, multiplicando essa ideia na família e na comunidade.

Foram realizadas atividades interdisciplinares de pesquisas, aulas teóricas e práticas;

– Pesquisas extraclasses;

– Desenvolvimento de cartazes sobre alimentação saudável, grupos alimentares, estudo do solo, desastres naturais e causadas pela ação do homem, etc.;

-Painel informativo no páteo da escola, com acesso a todos;

– Preparo da terra para plantio da horta, adubação;

– Plantio das sementes, manejo das mudas;

– Regas;

– Colheita e consumo na merenda – Planejamento do pomar;

– Análise do terreno;

Escolha de espécies de frutas que foram plantadas: tangerina, amora, goiaba, mamão, pitanga, maracujá, araçá;

-Algumas mudas foram desenvolvidas por sementes pelos alunos, outras mudas foram doadas pela comunidade.

Resultados: Sempre tivemos esse projeto em mente, conseguir sair do papel e realizá-lo na prática, em uma escola central e de grande porte, com mais de mil alunos, conseguir envolver não só os demais professores, Equipe Gestora, mas uma comunidade em prol desse projeto, nos leva a acreditar que o objetivo foi atingido.

Porém este projeto será retomado todos os anos, pois os desabamentos são recorrentes havendo a necessidade de uma conscientização contínua.

Outras informações: Os objetivos foram alcançados com sucesso, houve grande participação dos alunos, envolvimento interdisciplinar da maioria dos professores no projeto.Acompanhamos o desenvolvimento da aprendizagem também através de avaliações teóricas e práticas.