E.E. Profª Graziela Malheiro Fortes – São Joaquim da Barra/SP
Enviado em 17/01/2017
Relatório das Ações
Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, da EE. Graziela Malheiro Fortes, em São Joaquim da Barra/SP participaram, no dia 12 de outubro, do Projeto de repovoamento, soltura de peixes nos reservatórios de duas usinas hidrelétricas no Rio Sapucaí – Mirim.
Segundo o biólogo e consultor do meio ambiente Norberto Vianna, cerca de 300 mil peixes já foram soltos nos reservatórios durante os cinco anos de existência do projeto. Uma das ações foi a palestra para os alunos sobre a reprodução das espécies que habitam o rio Sapucaí (genética), informações sobre gestão de recursos hídricos, preservação do ecossistema e produção de energia. O biólogo explica que alguns dos peixes reprodutores nativos são capturados e têm o DNA extraído, sendo microchipado para que sejam identificados no momento da recaptura para avaliação da eficácia do projeto.
Trinta mil peixes foram soltos, com o objetivo de repovoar as áreas com espécies de alta qualidade, melhorando a condição pesqueira no Rio e a conservação ambiental da fauna aquática do reservatório. “É um projeto de ponta onde se faz o repovoamento dos reservatórios, aumentando assim a produção pesqueira e melhorando as condições ambientais do rio”.
A professora Ana Luísa Pericin Domingos deu continuidade às informações através das aulas de Geografia levando os alunos a entenderem que a produção de energia é infraestrutura para a produção industrial que garante o crescimento de economia e o uso de recursos naturais