Título:  Escola Sustentável “Água de Reuso”.
Objetivos: Promover ações de conscientização sobre o uso da água diante das mudanças climáticas e períodos de instabilidade. Ver o reúso como estratégias para períodos de escassez de água. Promover o reuso da água coletada para utilização em descargas, lavagens em geral e regas da horta. Multiplicar o conhecimento de reuso para estimular a implantação nas residências da comunidade. Analisar a qualidade da água.
Público envolvido:  Alunos das primeiras, segundas e terceiras séries do Ensino Médio. A escola atende cerca de 1300 alunos das proximidades do bairro Novo Horizonte, na Zona Leste de São José dos Campos.
Atividades realizadasFazendo referência ao reuso de água como estratégias para períodos de escassez de água, o projeto apresenta uma proposta de solução imediata, como alternativa de ações locais e particulares para a população, a começar pelas escolas, com a implantação do projeto de coleta e reuso da água pluvial, servindo de medidas ecológicas em busca do desenvolvimento sustentável. Durante a montagem do sistema, as turmas foram envolvidas para compreenderem o passo a passo da montagem e conexões de tubos nos condutores das calhas dos telhados, onde a água é captada e, posteriormente armazenada. Armazenamento este, feito através de respectivos tanques apropriados, onde a água atravessa filtros para separação de material particulado e recebimento de tratamento adequado. Durante esse processo, foi feita leitura do manual do fabricante, apresentado todo o equipamento, ferramentas e discussões das situações problemas durante o processo de instalação. Após a instalação foram feitos os estudos da qualidade da água, por meio da medição do PH. O sistema instalado servirá de material didático para auxílio de aulas diversificadas e em projetos interdisciplinares para os próximos anos. O projeto inicialmente coloca os alunos em contato com a questão da água no dia a dia e com as possibilidades de um uso sustentável diante do agravamento de crises ambientais. Em uma próxima etapa, a temática da água será tratada dentro do contexto de eventos extremos e desastres, relacionados ao excesso como inundações, alagamentos e enchentes, bem como a falta, no caso secas e estiagem. Para isso, conceitos como bacias hidrográficas, uso e ocupação do solo e  planejamento urbano serão trabalhados, além de análise da paisagem, com trabalho de campo a nascentes e córregos do entorno da escola. A intenção é desenvolver com o aluno uma visão holística de como estão integrados ao meio e que toda ação pode trazer impacto, seja ele positivo ou de degradação.
Resultados:  A água armazenada já vem sendo utilizada para: aguar horta, lavagem de panos de limpeza e pátio da merenda. Os alunos se sentiram protagonista desse processo, comentando que querem montar em suas casas, gerando discussões sobre outros meios, com menor custo, para captar e armazenar água pluvial em suas residências.
Outras informações:  Esse projeto piloto, de captação de águas foi desenvolvido com parceria e financiamento do Rotary Clube Leste, e será implantado em outras Unidades Escolares da Região Leste de São José dos Campos. O projeto Interdisciplinar aconteceu envolvendo professores e alunos, que montaram todo o equipamento e fazem estudos cotidiano da qualidade da água, por meio de aulas práticas. Nesses estudos os alunos se tornam protagonistas do próprio conhecimento. Uma das propostas para projetos futuros é acompanhar os períodos de chuvas, por meio de construção de pluviômetros domésticos, e associar o uso da água de reúso nos períodos de seca, especialmente para a horta.