Título:  Diálogo e Cartografia Social: escolas no Reino Unido e no Brasil analisam riscos e vulnerabilidades às mudanças climáticas.
Objetivos:  Conhecer e analisar riscos e vulnerabilidades às mudanças climáticas entre escolas no Reino Unido e no Brasil.
Público envolvido:  20 alunos do Ensino Médio da Escola de São José dos Campos
Atividades realizadas:  Pesquisadoras e educadoras do Instituto de Consumo Sustentável da Universidade de Manchester, da Rede de Educação Ambiental de Manchester e do Cemaden Educação, formaram uma parceria para promover o intercâmbio de três escolas: a School of Manchester – Reino Unido, Escola Estadual Irma Ilza M. Coppio de São José dos Campos e a Escola Estadual Raimundo Nonato de Santarém – Pará, sobre os riscos e mudanças climáticas.
A pergunta central é: ” Quais são os principais riscos e vulnerabilidades socioambientais em nossas comunidades e como as mudanças climáticas podem modificar a situação? “. A partir dela, grupos de estudantes de cada escola, orientandos por seu professor, realizaram pesquisas sobre o lugar onde vivem, sobre seus riscos e vulnerabilidades, utilizando trabalho de campo e cartografia social. As escolas começaram a trabalhar no projeto em fevereiro e já participaram de três interações on line (videoconferência):
28/02: tema Nossa escola e comunidade
21/03: Nossa cartografia social de riscos
22/03 Conferência Intergeracional da School of Manchester.
Metodologia da Escola Ilza Irma:
Primeiro momento
É a sondagem de como o estudante do 1° ano percebe o lugar onde vive e relaciona com a transformação da paisagem.
1 – Sensibilização : Assistir o documentário: O Brasil visto de cima. São José Dos Campos. Ep 23 . Globosat/2018.
2 – Produção da apresentação para a videoconferência com o tema: Nossa escola, nossa comunidade.
Produção de Mapas Sociais. A atividade consiste no mapeamento do entorno da escola através da confecção do mapa social. A proposta é verificar principalmente a percepção que cada estudante tem do lugar onde vive.
Terceiro Momento
Roda de Conversa: Os alunos socializam os mapas sociais, apontam as referências importantes e os riscos socioambientais e produzem apresentação para a videoconferência com o tema: Nossa Cartografia de riscos.
Quarto Momento
Trabalho de campo: O trabalho de campo proporciona uma nova leitura da paisagem. É a percepção das transformações ocorridas no entorno da escola e as consequências dessa transformação e a produção do mapa de cartografia social dos riscos com a proposta de intervenção para apresentar na Videoconferencia durante a Conferência Intergeracional da School of Manchester.

Resultados:  O cenário atual de mudanças climáticas tem mobilizado governos, escolas e cidadãos a se apropriarem das discussões sobre os riscos socioambientais como uma nova exigência para o enfrentamento dos desastres. Temos acompanhado chuvas, enchentes alagamentos e inundações que afetam a vida da população. O estímulo ao protagonismo juvenil enquanto proposta pedagógica no Ensino Médio Integral potencializa a participação dos estudantes em processos de transformação local, uma vez que possibilita um novo olhar de enfrentamento.