E.E. Colégio Estadual Lions Club – Teresópolis/RJ
Enviado em 13/10/2017
Título do projeto: Educação ambiental para a gestão e governança das águas da microbacia hidrográfica do rio do Meudon – Teresópolis/RJ
O presente estudo tem como objetivo apresentar as vulnerabilidades e potencialidades da Microbacia do Rio Meudon – Teresópolis – RJ associada aos processos de urbanização e uso do solo e propor ações em Educação Ambiental através da conscientização voltada para a conservação e proteção do cinturão verde representadas pelas áreas protegidas e de preservação permanentes junto à comunidade discente local e assim garantir e fomentar a inclusão e a participação da comunidade em tomadas de decisão no âmbito da Gestão e Governança das Águas.
– Levantamento de dados primários e secundários voltados para identificar as potencialidades e vulnerabilidades ambientais da MBH do Rio Meudon;
– Levantamento das ações programáticas em Educação Ambiental desenvolvidas pelas instituições que atuam nesta MBH e que resultará no cenário atual da sua governança das águas;
– Realizar em campo um levantamento de dados sobre a qualidade da águas em determinados pontos do rio principal;
– Apresentar os dados obtidos para o corpo discente;
– Estruturar uma dinâmica para educação ambiental na escola Lion Clube através do mapa falado;
– Elaborar e confrontar os resultados do mapa falado com os dados obtidos em campo;
– Categorizar e hierarquizar os riscos e impactos ambientais observados pelos alunos.
Na primeira etapa deste estudo serão realizados levantamentos bibliográficos em artigos, dissertações, teses e programas SIG para compor um cenário atual das vulnerabilidades e potencialidades da MBH do Meudon, assim como das ações programáticas em Educação Ambiental desenvolvidas pelas instituições que atuam nesta MBH e que resultará no cenário atual da sua gestão e governança das águas.
Este cenário servirá como base e apresentado aos alunos a problemática existente e propor uma gestão descentralizada, participativa e integrada, através da indagação: “Que rio nós queremos?”. A proposta realiza-se com os 15 monitores. Onde são estimulados a transformarem-se em multiplicadores do conhecimento obtido e disseminarem para todos os discentes.
Os resultados desta avaliação da percepção dos riscos e impactos ambientais através da construção de um mapa falado irá permitir a sua categorização e priorização. Pretende-se com esta proposta proposição de futuras ações em educação ambiental na escola a partir dos resultados encontrados e a inclusão cidadã da escola na gestão e governança das águas.