Disciplina Educação para Redução de Riscos e Desastres Climáticos, MBA Gestão de Riscos em Desastres e Mudanças Climáticas - Recife/PE - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Disciplina Educação para Redução de Riscos e Desastres Climáticos, MBA Gestão de Riscos em Desastres e Mudanças Climáticas – Recife/PE

Uma iniciativa de Universidade Católica de Pernambuco

Enviado em 21/11/2024

Compartilhe:

Atividade/ação desenvolvida

  • Com base nas Jornadas Pedagógicas do CEdu
  • Cartografia Social
  • História Oral
  • Nossa Escola é Vunerável?
  • Descrição

    As propostas das Jornadas Pedagógicas foram apropriadas parcialmente pelas propostas educativas elaboradas pelos alunos da Disciplina Educação para Redução de Riscos e Desastres Climáticos, parte do currículo do MBA Gestão de Riscos em Desastres e Mudanças Climáticas da Universidade Católica de Pernambuco (Turma 1 – 2024/2025). Os públicos alvos foram jovens – Projeto Conexão Climática: educaomunicação e ação para o futuro, crianças entre 8 e 12 anos – Projeto Piloto de História Oral Caruaru (PE) e mulheres em comunidades em situação de risco – NUPDEC Mulheres. 

Quem participou da iniciativa:

  • Agentes de Proteção e Defesa Civil - Quantidade: 4
  • Outro(s): Quantidade - Quantidade: 20

Atividades desenvolvidas e principais resultados

A Disciplina Educação para Redução de Riscos e Desastres Climáticos, parte do currículo do MBA Gestão de Riscos em Desastres e Mudanças Climáticas da Universidade Católica de Pernambuco (Turma 1 – 2024/2025) teve como objetivos; a) contextualizar o papel estratégico e transversal da educação na Redução de Riscos e Desastres (RRD), b) fundamentar a perspectiva participativa e multiatores no contexto da educação para RRD e c) apresentar metodologias e técnicas participativas no contexto da educação para RRD. 

A metodologia da disciplina de 30 horas, com aulas síncronas e atividades assíncronas, realizada entre outubro e novembro de 2024, envolveu exposição, debate, estudos de caso, experiências práticas com professores e especialistas convidados e apresentação de trabalhos dos alunos. Entre os convidados estiveram

  • Profs. Liza Andrade (UNB) e Ricardo Moretti (UFABC) com as experiências do Laboratório Periférico da Universidade Federal de Brasília e as oficinas participativas para a construção do Plano Comunitário de Redução de Risco e Adaptação Climática, política pública inovadora desenvolvida pela Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades;  
  • Prof. Allan Yu da Universidade de São Paulo com projetos nacionais e internacionais de ciência cidadã, trabalhos com comunidades tradicionais e ferramentas de tecnologia na potencialização de processo educativos com populações em situação de risco;
  • Profs. Rachel Trabjer, Heloisa Martins, Felipe Santos e Fernando Almeida sobre o Cemaden Educação, as Jornadas pedagógicas e lições aprendidas dos inúmeros projetos realizados. 

Além do reperório teórico-metodológico do curso e das experiências trazidas pelos professores convidados, os alunos foram orientados a se debruçarem sobre as Jornadas Pedagógicas para que elaborassem uma proposta de ERRD como trabalho final da disciplina. As Jornadas colaboraram muito para esse exercicío prático dos diversos profissionais participantes das áreas de Defesa Civil, Assistência Social, Jornalismo, Psicologia, Educação, Direito, Economia, atuando no setor público, privado e sociedade civil organizada. 

Os três projetos apresentados trouxeram referências de todas as jornadas com especial destaque à cartografia social, da história oral e convida-ação, internalizando práticas participativas, de escuta ativa e coprodução de conhecimento que não se encerram na disciplina mas serão referência para buscar recursos futuros, mobilizar parcerias e orientar ações futuras a serem implementadas pelos participantes em sua área de atuação.

Galeria de imagens

Foto 1

capa do Trabalho de ERRD: Conexão Climática – educomunicação e ação para o futuro

Foto 2

Capa do Trabalho de ERRD: Projeto Piloto de História Oral – Caruaru (PE)

Foto 3

Capa do Trabalho de ERRD: NUPDECs Mulheres

Arquivos complementares

  • MBA_Apresentacao-do-curso-4.pdf 4 mb
  • MBA_EMENTA-Disciplina-ERRD-samia-sulaiman-4.pdf 197 kb
  • MBA_Roteiro-Proposta-Educativa-4.pdf 223 kb

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2019
E.M. Alberto Santos Dumont – Jaboatão dos Guararapes/PE
Título:  Mapeando os riscos socioambientais na comunidade. Objetivos:  Identificar os riscos socioambientais na comunidade e refletir em que medida podemos contribuir para a redução de riscos de desastres. Público envolvido:  ...
#AprenderParaPrevenir2023
A importância da conscientização e do conhecimento sobre meteorologia na prevenção de desastres ambientais em áreas vulneráveis – São Luís/MA
#AprenderParaPrevenir2018
E.M. Orlando Rodrigues da Cunha Júnior – Caldas Novas/GO
APROVEITAMENTO DA ÁGUA DOS APARELHOS CONDICIONADORES DE AR PARA IRRIGAÇÃO DO JARDIM DA ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO RODRIGUES DA CUNHA JÚNIOR Objetivos: Estudar a viabilidade do aproveitamento de água proveniente dos aparelhos de ...
#AprenderParaPrevenir2024
Educação Climática: Guia Prático para Famílias e Educadores – Atibaia/SP
#AprenderParaPrevenir2024
Debate em uma disciplina de graduação (Bacharelado em Biotecnologia – UFSCar, campus São Carlos/SP
#AprenderParaPrevenir2024
SISTEMA DE MONITORAMENTO PARA PREVENÇÃO DE DESLIZAMENTOS DE MORROS E ENCOSTA – Guarujá/SP

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Notificações