Desigualdade social e como ela afeta as moradias – São Sebastião/SP
Objetivos da iniciativa
Expor as visões da nossa região de São Sebastião que foi altamente afetada com os deslizamentos do dia dezenove de fevereiro de 2023. Veja alguns pontos: 1) Acesso limitado a moradias seguras e dignas; 2) Desigualdade na propriedade de moradias; 3) Insegurança habitacional; 4) Acesso limitado a serviços básicos; 5) Falta de acesso a transporte e infraestrutura, entre outros.
Desastres abordados na iniciativa:
- Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
- Escorregamento / Deslizamento de terra
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Médio
- Comunidade em situação de vulnerabilidade a riscos
- Comunidade escolar
- Professores
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
Colaboração dos professores da comunidade escolar, conscientização dos alunos, corpo docente e comunidade local. Foco também na Educação Ambiental e as suas implicações na vida diária de cada cidadão. Ações em conjunto com os órgãos públicos, tais como: Defesa Civil do Município e do Governo do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros, IPA, Cemaden Educação, Diretorias de Ensino e Secretarias da Educação Municipal e Estadual, pais e familiares. Importante ressalvar também o protagonismo dos alunos na resolução dos problemas e eles também serem multiplicadores dessas informações.
A educação desempenha um papel crucial na conscientização, preparação e resposta a situações de risco, como desastres naturais, acidentes industriais ou qualquer outra ameaça que possa afetar a comunidade. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a educação sobre áreas de risco e a comunidade local estão interconectadas:
Conscientização: Esse olhar educativo em relação as moradias em áreas de riscos, proporcionou uma consciência responsável, resiliente e também uma forma de prevenção e mitigação de acidentes nestas comunidades vulneráveis.
Mitigação: A educação também desempenha um papel na mitigação de riscos, ensinando às pessoas como tomar medidas para reduzir a exposição aos perigos. Isso pode incluir a adoção de uma demarcação de zoneamento adequado de áreas de risco e a promoção de boas práticas ambientais.
Empoderamento da comunidade: Através da educação, as comunidades locais podem se sentir mais empoderadas para tomar medidas para proteger a si mesmas e ao meio ambiente em que vivem. Isso pode incluir a organização de grupos de voluntários, a busca de recursos para melhorar a infraestrutura de segurança e a participação ativa na tomada de decisões que afetam a segurança da comunidade.
Realizamos várias atividades em conjunto com a Defesa Civil do Municipio e do Estado, tais como: roda de conversas, fizemos uma saída de campo pelo bairro de Juquehy, São Sebastião próximas as encostas que houveram deslizamento de terras, entrevistamos agentes públicos do IPA – Instituto de Pesquisas Ambientais, aonde toda a comunidade local e docente foram orientadas sobre o que fazer em momentos de fortes chuvas na região, houve a apresentação de maquetes de moradias em área de risco, para a identificação do solo, das árvores e plantas, ficar atento a qualquer modificação de movimentação das árvores e rachaduras nas casas. Foi realizado uma peça de teatro chamada “O Teatro do Oprimido” engajando a todos os envolvidos na comunidade local para a conscientização da importância da replicabilidade da informação entre os parentes, familiares e amigos.
Uma comunidade bem informada é mais resiliente e capaz de tomar medidas proativas para proteger a si mesma e ao meio ambiente em que vive.
Principais resultados alcançados
Formulação de uma idéia própria dos discentes e o aprendizado adquirido sobre a Educação Ambiental e outros assuntos relacionados, tais como: a importante de escolher um bom representante dos órgãos políticos e da comunidade local, o qual o cidadão tem um papel importante no exercício da sua cidadania no momento do voto na nossa democracia, importância sobre a conscientização sobre a invasão de áreas preservadas pela Secretaria do Meio Ambiente. Em resumo: para combater a desigualdade social em relação às moradias, é fundamental implementar políticas públicas que promovam moradias acessíveis, seguras e dignas para todos os cidadãos, independentemente de sua renda. Além disso, medidas para melhorar o acesso a serviços básicos e a infraestrutura adequada são essenciais para abordar as disparidades nas condições de moradia.
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
Os próprios alunos do Ensino Médio, o corpo docente, IPA, Defesa Civil Municipal e Estadual, a comunidade escolar e local.
Galeria de imagens
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