Título:  Ensinar para Proteger 2019.
Objetivos:  O objetivo do projeto é conscientizar as crianças e também garantir a segurança dos
alunos dentro do meio onde vivem, além de torná-los multiplicadores, propagando a conscientização para seus familiares e vizinhos.
– Motivar os alunos a desenvolver valores como respeito, disciplina, solidariedade e cidadania; – Despertar o senso crítico e uma postura ativa na sociedade; – Orientar as crianças como proceder em casos de emergência, primando pela sua segurança e da sua família; – Prevenir acidentes domésticos e acidentes dentro da própria escola; – Mostrar os riscos de desastres e as formas de prevenção; – Desenvolver o respeito ao meio ambiente, com ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais; – Sensibilizar sobre a importância da preservação do meio ambiente; – Ensinar sobre a diversidade da flora e da fauna local. – Levantar e solucionar as irregularidades observadas na escola (construtivas, elétricas, manutenção, depreciação, entre outras).
Público envolvido: O público alvo do projeto foi: alunos do Jardim III ao 5 º ano (mais de 430 alunos), com idade entre 05 a 12 anos, professores, direção, supervisão, auxiliares de limpeza e cozinheiras e servidores da escola. Indiretamente pais e familiares também foram contemplados com as ações do projeto. O Projeto Ensinar para Proteger 2019 atingiu no mínimo 2.000 (duas mil) pessoas. Com o sucesso do projeto em 2018, o projeto Ensinar para Proteger teve a sua 2ª Edição, quadruplicando o público alvo.
Atividades realizadas:  O Projeto Ensinar para Proteger visa conscientizar as crianças sobre medidas preventivas de segurança dentro e fora da escola. Após estudo prévio, a Defesa Civil e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura elaboraram os quadros pedagógicos das aulas e o cronograma das aulas a serem desenvolvidas na escola e também fora dela (aulas de campo). O Quadro Pedagógico de aulas da Defesa Civil abordou: 193 (telefones de emergência) – Quando e como acionar; conhecendo um ABTR; Dia a dia do Bombeiro; Lar seguro; Acidentes domésticos e autoproteção; Prevenção de situações diversas que expõem a criança a riscos comuns como fechar o registro do gás, desligar a chave geral, entre outros; Primeiros socorros; Acidentes com a ingestão de corpo estranho, intoxicação, envenenamento, afogamentos com alimentos, ferimentos, cortes ou outros danos físicos que ponham a criança (pessoa) em risco de vida; Extintores/hidrantes; Incêndios residenciais; Incêndios Florestais; Desastres ambientais naturais ou provocados como
deslizamentos, desabamentos, tempestade com granizo, raios, inundações, entre outros e as formas de prevenção/redução de risco de desastres. O Quadro Pedagógico de aulas do Meio Ambiente abordou os temas: Flora, Fauna, Lixo (como separá-lo e o mal que causa ao meio ambiente e ao homem quando não separado corretamente), Pesca predatória, uso correto do solo , Animais (Abuso, Maus-tratos, Abandono e Castração).
 
Resultados:  A avaliação dos resultados pode ser exemplificada pelos seguintes itens:
1. Troca de 12 (quatro) extintores vencidos ou danificados; 2. Mais de 02h (duas horas) de treinamento do uso de equipamentos de combate e prevenção a incêndio por professores, zeladoras, merendeiras, diretores, supervisores, orientadores, entre outros; 3. Instalação de 01 (um) corrimão; 4. Instalação de 15 (quinze) placas para saída de emergência; 5. Apontamento de diversos pontos de instalação elétrica em situação de risco de acidente; 6. Orientação quanto ao uso, manipulação e armazenamento do gás na cozinha. Foi observado e orientado a fazer a retirada da mangueira do gás que estava encostado no forno. A mangueira pode ser danificada com calor do forno e ocasionar diversos acidentes. 7. Solicitação da retirada de grades desnecessárias, as quais podem dificultar a evacuação rápida em situação de emergência; 8. Solicitação de manutenção dos degraus da escadas/arquibancadas, drenagem e calhas danificados; 9. Elaboração de mapa de emergência da escola; 10. Melhoria da imagem das empresas patrocinadoras perante a comunidade; 11. Divulgação do projeto nas diversas unidades internacionais das empresas patrocinadoras. 12. Divulgação do projeto em diversos meios de comunicação, como: 02 (duas) matérias em jornal oficial, 05 (cinco) matérias em rede social da Prefeitura Municipal de Quatro Barras, entre outros; 13. Divulgação do projeto em eventos da Defesa Civil Municipal, a exemplo da Reunião Trimestral da Defesa Civil Municipal, Reuniões de COMPEDCs, entre outros; 14. Divulgação do projeto em eventos da Defesa Civil Estadual – 02 (duas) matérias na rede social da Defesa Civil Estadual; 15. Apresentação do projeto em capacitações proporcionadas pela Defesa Civil Federal em estados da região Nordeste; 15. Divulgação de cartazes de conscientização ambiental e prevenção de acidentes na semana do meio ambiente; 16. Mais de 1.400 (mil e quatrocentos) desenhos e produções de texto escritas, sobre os temas abordados, que evidenciam o aprendizado dos alunos; 17. Criação de Poesia, por aluna do projeto, sobre desastres ambientais, a qual tem sido bandeira do Projeto Ensinar para Proteger; 18. Criação do Plano de Emergência – O plano contém orientações de como os alunos e servidores devem agir em situações de emergência, como: incêndio, animais peçonhentos, invasão de indivíduo armado, ataque de abelhas e vespas, desabamento, deslizamentos, entre outros; 19. Instrumento de avaliação aplicado aos alunos e servidores com objetivo de medir resultados, a exemplo: qual a melhor e pior aula, qual o melhor e pior item do kit lanche, se
  o projeto deve continuar no ano seguinte, entre outros; 20. Proporcionar a oportunidade de vivências únicas, como visita ao Batalhão da Polícia Ambiental, visita ao Posto de Bombeiros, visita ao Gabinete do Prefeito Municipal, visita ao Centro Paranaense de Referência em agroecologia, visita ao Museu de História Natural, entre outros, as quais estão muito distantes da realidade da comunidade que estão inseridas.
Outras informações: Atualmente a grade curricular das escolas municipais está focada no cumprimento do conteúdos pedagógicos, mas deixa de contemplar questões relevantes de educação para redução de riscos de desastres presentes no dia a dia das crianças tanto no ambiente escolar, como nos locais onde estão as residências. Temas como primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, como evitar incêndios residenciais e florestais, e os riscos provenientes de construções irregulares são alguns exemplos. Outras lacunas de ensino dizem respeito às questões de segurança dentro da própria escola. Até a presente data não há instruções nas escolas quanto a estas temáticas, embora sejam determinantes para salvar vidas. Além da abordagem das questões de segurança o “Ensinar para Proteger” também tem o intuito de desenvolver o respeito e os cuidados ao meio ambiente, com ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, os quais podem geram demandas para Defesa Civil. O Projeto Ensinar para Proteger 2019 foi coordenado pela Defesa Civil de Quatro Barras e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e contou com as seguintes parcerias: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Ambiental, Guarda Municipal de Curitiba, Defesa Civil de Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Paranaense de Referência e Agroecologia (CPRA), Museu de História Natural, Secretaria Municipal de Educação de Quatro Barras, Departamento de Comunicação de Quatro Barras, entre outros. O projeto teve o patrocínio das Empresas ENAEX Britanite (IBQ Indústria Química) e Grupo Paládio. Os recursos foram aplicados na aquisição de camisetas, bonés, material didático, papel para impressão dos certificados, prêmios para os melhores trabalhos, locação de ônibus para transporte e Kit lanches para os alunos durante todas as aulas de campo. O recurso também custeou a confraternização, com alimentação, em um parque de diversões, e a formatura do projeto, com coffee break, para os alunos, familiares parceiros e comunidade. A continuidade do Projeto Ensinar para Proteger é independente de gestão, sendo que o mesmo está instituído por meio da Lei 1153/2018, Art 4º, Inciso XXVII, “Promover a inclusão dos princípios de Defesa Civil nos currículos escolares da rede municipal de ensino proporcionando apoio a comunidade docente no desenvolvimento de material didático e manter operante o Projeto Ensinar para Proteger”. Na prática, no dia a dia do projeto, a vivência com as crianças vai além de números, estatísticas ou qualquer outro indicador. Ao longo do projeto, o contato permanente com os alunos provou não apenas a importância de todo o conhecimento repassado, como também a receptividade de todos os envolvidos em absorver as informações, transformando-as realmente em aprendizado. Seja pelas histórias relatadas, seja pelas mudanças reais incorporadas nas suas vidas. Esta percepção diária, vivenciada pela equipe, evidenciou o quanto as crianças e a comunidade escolar abraçaram o projeto. As melhorias físicas na escola, as novas formas de conduta das crianças e da comunidade escolar, o contato dos alunos com diferentes profissões (bombeiros, policiais, agentes de Defesa Civil, engenheiros, entre outros), e o incentivo aos estudos e às boas práticas no convívio familiar e escolar retratam em grande parte os resultados do Projeto Ensinar para Proteger. Lições que irão perdurar e proteger vidas.