Conhecer para Aprender – São José dos Campos/SP
Objetivos da iniciativa
O projeto teve como objetivo, proporcionar aos estudantes uma compreensão sobre diferentes tipos de desastres socioambientais, como inundações, enchentes, deslizamentos de terra, queimadas, seca entre outros que afetam tanto o meio ambiente quanto as comunidades humanas. Dessa forma é possível capacitar os estudantes a identificar as causas e os efeitos de desastres socioambientais, e assim promover uma visão crítica sobre as interações entre a ação antrópica e o ambiente.
Despertar importância da colaboração e engajamento para o desenvolvimento de resiliência, até mesmo encorajando os estudantes a compartilharem os conhecimentos com familiares, amigos e vizinhos.
Desastres abordados na iniciativa:
- Inundação / Alagamento / Enchente / Enxurrada
- Secas prolongadas
- Incêndios florestais
- Escorregamento / Deslizamento de terra
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Fundamental
- Professores
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
O projeto foi desenvolvido em conjunto com o desenvolvimento das atividades relacionadas à habilidade da Base Nacional Comum Curricular EF08GE30* (Identificar as problemáticas socioambientais resultantes das formas predatórias dos múltiplos usos da água e discutir os desafios relacionados à gestão das águas na América Latina, em especial no Brasil). Nele os estudantes desenvolveram trabalhos relacionados à diferentes temas por eles escolhidos dentro de possibilidades propostas
- Desastres de enchentes, inundações e enxurradas ocorridos no Brasil;
- Eventos de secas ocorridos no Brasil;
- Eventos de incêndios ocorridos no Brasil;
- Áreas de risco de desastres;
- Histórico de desastres socioambientais ocorridos no Brasil.
Os trabalhos além de serem apresentados em sala de aula ainda serão apresentados para a escola no dia determinado para a mostra científica (dezembro/2023).
Principais resultados alcançados
Os estudantes realizaram diferentes tipos de trabalhos, como jogos (de tabuleiro ou por meio eletrônico), artigos jornalísticos informativos sobre eventos ocorridos no Brasil e ainda vídeos de apresentações sobre o tema por eles selecionados.
Os estudantes exploraram como o conhecimento pode ser disseminado, criaram material educativo, e informativo, visando ampliar a conscientização.
Estes trabalhos apresentados não apenas destacaram a capacidade dos estudantes de compreenderem os eventos , mas também evidenciaram sua habilidade em transformar o conhecimento que foi adquirido em diferentes formas de informação e aprendizagem.
A compreensão dos fenômenos é uma ferramenta essencial na construção de sociedades resilientes.
Seguem alguns links de jogos criados em meios digitais:
https://wordwall.net/pt/embed/96cdb1f0403f49cfb46c8c6829c8bb27?themeId=1&templateId=5&fontStackId=0
https://wordwall.net/play/63003/915/103
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
As parcerias envolvidas foram feitas internamente, entre as turmas dos 8 anos, a coordenação e direção da escola.