Ações Interdisciplinares e Educação para Redução de Riscos e Desastres – Recife/PE
Atividades desenvolvidas e principais resultados
No desenvolvimento das atividades, os estudantes do 7º ano do ensino fundamental, debateram sobre a importância da utilização do pluviômetro no cotidiano da comunidade e em várias áreas do conhecimento. Evidenciando-se que as atividades foram realizadas em consonância com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS),
Pautou-se ainda, no Marco de Sendai (2015-2030), na Agenda Urbana 2030, bem como nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente nos ODS 11 e 13 que versam sobre a importância da construção da resiliência da cidade e de ações contra as mudanças climáticas.
Os estudantes participaram da confecção do pluviômetro e puderam apresentar suas percepções quanto a utilidade e funcionalidade dos equipamentos confeccionados. .
Além disso, manifestaram suas opiniões, percepções e ideias em relação a utilização do pluviômetro e o que fazer em períodos em que o volume pluviométrico possa indicar ameaça de deslizamentos ou alagamentos.
A partir da construção dos pluviômetros, os estudantes passaram a medir diariamente a pluviometria e puderam interagir sobre os resultados observados e suas implicações no lugar. Cada participante, foi orientado a registrar o volume de chuvas diariamente e refletirem as repercussões dos volumes de chuvas em relação aos deslizamentos e inundações.
Os estudantes foram estimulados a perceberem-se integrantes e responsáveis pela comunidade, considerando a importância das suas ações enquanto agentes de transformação do meio ambiente, identificando o papel da ciência cidadã no cotidiano, podendo entender e refletir sobre os fenômenos ambientais e em que as ações antrópicas contribuem para a ocorrência dos riscos e desastres.
Nesse sentido, os estudantes participam sobre o conjunto de processos dialógicos que corroboram para o princípio do cuidado e da proteção da vida no cotidiano, mas também à melhoria das relações interpessoais, aprendendo a ser e a conviver na perspectiva da busca constante da qualidade de vida na comunidade.
Materiais utilizados na oficina: Garrafa pet, fita adesiva colorida, tesoura, estilete, régua ou adesivo métrico (substituindo a função da régua), pedrinhas, água, anilina (para servir de marcador referente ao nível zero da água na garrafa).
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