Ação Piloto para elaboração do Programa de Educação Ambiental para Redução de Riscos de Desastres (PEARRD) no Município de Araraquara/SP
Atividade/ação desenvolvida
- Outro tipo de atividade/ação educativa
Quem participou da iniciativa:
- Outro(s): Quantidade - Quantidade: 30
Atividades desenvolvidas e principais resultados
No ano de 2023 foi instituído o Comitê Técnico de Redução de Riscos de Desastre e Impactos Ambientais, com objetivo de definir ações prioritárias de gestão de risco no município, desse colegiado técnico surgiu a necessidade de criar uma frente de trabalho referente a Educação Ambiental visando a construção participativa de um Programa de Educação Ambiental voltado à Redução de Riscos de Desastres. Assim, foi realizada a primeira ação piloto em um bairro vulnerável do município.
A Roda de conversa: “Educação em Redução de Riscos e Desastres” foi realizada em parceria com a EMEF “Henrique Scabello”, a partir de sua coordenadora pedagógica.
Antes do evento, foi realizada uma visita no Jardim Hortências, onde se localiza a escola, na periferia da região sul do município de Araraquara. Na visita, foram levantados os possíveis riscos e problemas ambientais presentes no local. Além da escola, há outros dispositivos públicos na mesma avenida; assim como uma horta comunitária; áreas verdes de cerrado; lagoa; pontos de queimadas e acúmulo de resíduos, mas também pontos com armazenamento de recicláveis.
Definiu-se que a ação de capacitação pretendida seria a realização de palestra, com aplicação de questionário de avaliação de percepção de risco, com o registro das propostas do grupo para futuras ações em Educação para Redução de Riscos e Desastres no bairro e no município. A atividade foi planejada em Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo dos professores, no dia 06/08/2024, nos períodos da tarde e da noite.
Os questionários dos participantes foram aplicados logo no início da atividade, nos dois períodos, visando captar a percepção individual de cada um, sem a influência da apresentação e diálogo que foram feitos pela equipe da SMMAS na sequência.
As apresentações contaram com a participação ativa dos professores, e foram respondidos e entregues 19 questionários. A partir das respostas e do registro das contribuições dos dois grupos, foram listadas demandas locais do bairro e sugestões para ERRD, instigadas pela pergunta: “Quais ações podem contribuir para a Educação em Redução de Riscos e Desastres em Araraquara?”
Com os resultados obtidos, a SMMAS está organizando um Programa Municipal de Educação Ambiental em Redução de Riscos e Desastres, para promover a capacitação continuada no tema, neste e em outros bairros de Araraquara.
Galeria de imagens
Foto 1
Fachada da EMEF Henrique Scabello
Foto 2
Represa no bairro utilizada como área de lazer, com vestígios de queimada no entorno
Foto 3
Área verde com disposição inadequada de resíduos
Foto 4
Registro da apresentação com os professores