Escola piloto inclui atividades de conservação ambiental na prevenção de desastres
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Em seu projeto pedagógico de prevenção dos riscos de desastre, a Escola Estadual Paulo Virgínio (Cunha–SP) incluiu atividades que envolvem conservação ambiental e reposição florestal, realizadas dentro e fora da sala de aula.
Além da parceria com o Projeto Cemaden Educação, desde 2015, a escola convidou a ONG Caminhos da Sustentabilidade para apoiar atividades de educação ambiental, em especial aquelas ligadas à área agroflorestal. Sob a orientação técnica da educadora Fernanda Olivieri, a escola construiu um viveiro de mudas de árvores nativas com o apoio da comunidade local. E já começa a produzir mudas!
O plantio das árvores ocorrerá nas encostas de morros para evitar o escorregamento de terra, para proteger as nascentes e também nas várzeas, minimizando assim o assoreamento dos rios e as consequentes inundações e enchentes. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Shirley Monteiro esse conjunto de atividades servirá para a melhoria da qualidade ambiental e de vidas das pessoas no município de Cunha, e está relacionado ainda à redução de riscos de desastres.
Assim, ao unir conservação ambiental e redução de riscos de desastres, os estudantes das três séries do Ensino Médio realizam atividades de pesquisa e de intervenção local. E com a utilização do site do projeto Cemaden Educação, há opções de metodologias para se conhecer melhor o lugar e os riscos na área onde moram e estudam.