O Papel como Agente de Mudança na Mitigação das Mudanças Climáticas e Desastres Naturais - Guarapuava/PR - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

O Papel como Agente de Mudança na Mitigação das Mudanças Climáticas e Desastres Naturais – Guarapuava/PR

Uma iniciativa de Colégio Imperatriz Dona Leopoldina

Enviado em 22/11/2023

Compartilhe:

Atividades desenvolvidas e principais resultados

Coleta de Papel Descartado Incorporar o hábito de reutilizar papel descartado para rascunhos, impressões desnecessárias e outros fins na comunidade escolar, resultando em uma redução significativa do desperdício de papel. Essa prática visa minimizar a necessidade de novos recursos, ao mesmo tempo em que conscientiza sobre os impactos ambientais da produção excessiva de papel, ressaltando sua ligação direta com o desmatamento e, consequentemente, a ampliação da vulnerabilidade a eventos climáticos, como inundações.

Oficinas de Produção de Papel em para outras Instituições  Agora, outras escolas na região, especialmente aquelas em áreas de vulnerabilidade social, estão mais informadas sobre os processos de produção de papel e reciclagem. Isso não apenas fortaleceu a rede de sustentabilidade, mas também contribuiu para a mitigação das mudanças climáticas. Além disso, ressaltou as implicações na redução do desmatamento, contribuindo assim para a prevenção de deslizamentos de terra associados à perda de cobertura vegetal.

Participação Ativa dos Alunos na Produção Diária de Papel A participação diária dos alunos na produção de papel não apenas demonstrou a aplicação prática do conhecimento, mas também contribuiu diretamente para a redução do impacto ambiental, auxiliando na mitigação das mudanças climáticas e impactando positivamente na redução do consumo de recursos hídricos e, consequentemente, na mitigação de secas.

Inclusão Interdisciplinar desde a Educação Infantil A abordagem interdisciplinar desde a educação infantil resultou em uma compreensão precoce da sustentabilidade entre os alunos, estabelecendo uma base sólida para a conscientização sobre as mudanças climáticas e a importância das práticas sustentáveis

Palestras para Alunos do Ensino Médio sobre Sustentabilidade As palestras específicas para os alunos do ensino médio foram eficazes em informar sobre práticas sustentáveis, capacitando os alunos como agentes de mudança, promovendo escolhas diárias mais conscientes e positivas para o meio ambiente

Evento de Escola Aberta com Oficina de Produção de Papel para a Comunidade O evento de escola aberta fortaleceu os laços comunitários, proporcionando uma experiência prática que destacou a relação entre reciclagem, produção de papel e a mitigação das mudanças climáticas, evidenciando como pequenas ações locais podem contribuir para um impacto global positivo na redução das emissões de gases de efeito estufa e para a mitigação de eventos climáticos extremos.

Estas ações não apenas despertam a consciência, mas também promovem a compreensão de que cada indivíduo desempenha um papel crucial na mitigação dos danos causados pelas mudanças climáticas. Ao compreender como pequenas ações podem ter um impacto positivo no meio ambiente, os alunos e a comunidade estão mais bem preparados para adotar práticas sustentáveis em seu cotidiano. Além disso, tais iniciativas possuem o potencial de mitigar os impactos associados a diversos tipos de desastres ambientais, contribuindo para fortalecer a resiliência da comunidade diante das mudanças climáticas.

Galeria de imagens

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Santo Dias da Silva – São Paulo/SP
PROJETO ÁREA DE RISCO Alguns moradores do Bairro Jardim Maria Rita, mas conhecida com Jardim Nova Conquista, tem ficado em estado de alerta nos últimos dias. Como todos os ...
#AprenderParaPrevenir2019
E.M. Gildo Veríssimo – Jaboatão dos Guararapes/PE
Título: Construindo a comunidade que eu quero ter. Objetivos:  Através da educação ambiental e da prevenção de riscos de deslizamentos, estimular aos estudantes a cuidar do seu ambiente local. Público ...
#AprenderParaPrevenir2024
Riscos antrópico e ambiental no entorno escolar: identificação dos riscos e propostas de prevenção elaboradas por estudantes do nono ano de escola pública em São João del-Rei/MG
#AprenderParaPrevenir2019
E.M. Profª. Maria Vitória de Campos Azevedo – São Luiz do Paraitinga/SP
Título:  O Papel da Escola na Prevenção dos Riscos de Inundação do Rio do Chapéu e Córrego do Pinga, no Distrito de Catuçaba, São Luiz do Paraitinga – SP. Objetivos: (a) ...
#AprenderParaPrevenir2019
Defesa Civil de Salvador (Codesal) – E.M. Leovicia Andrade – Salvador/BA
Título:  Projeto Defesa Civil nas Escolas – PDCE. Objetivos:  Geral: Introduzir nas escolas temas relacionados à Defesa Civil, com intuito de incentivar a formação de cultura de prevenção na comunidade escolar ...
#AprenderParaPrevenir2019
E.M. Nossa Senhora de Nazaré – São Miguel do Guamá/PA
Título:  Percepção de risco dos alunos da escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré sobre inundação . Objetivos:  O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de risco sobre ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Notificações