E.E. Maria Izabel Fontoura – Cachoeira Paulista/SP
Enviado em 22/12/2020
Título da campanha: Conscientização através das redes sociais: incêndios e queimadas florestais.
Objetivo: Desenvolver raciocínio crítico e científico introduzindo um pensamento interdisciplinar, trabalhando conceitos referente aos riscos naturais e prevenção; – Devido a pandemia do Coronavírus e isolamento social, nosso objetivo foi trabalhar a conscientização através das redes sociais em especial o facebook. Nosso tema e objetivo estava alinhado aos últimos acontecimentos relacionando as queimadas e incêndios florestais ocorrido em nosso pais e região. Os Alunos desenvolveram uma página no facebook – Cemaden-Desastres Naturais, criaram memes, desenhos artísticos, performance make e vídeos sobre conceitos e assuntos relacionados aos incêndios florestais e queimadas além de reuniões de trabalho ocorridas pelo grupo de WhatsApp e google meet. Lembramos que nossa escola se situa em área rural e tivemos muitas dificuldades relacionados a conexões de internet, mas ficamos satisfeitos com nossos resultados apesar das dificuldades encontradas.
Público envolvido: Alunos do Ensino Fundamental II.
Atividades: Conscientização através das redes sócias: Criação de grupos de WhatsApp para debates e reuniões. Paginas de curtidas envolvendo pessoas da comunidade onde situa a escola, criação de memes, desenhos, performance make e vídeos todos conscientizando a comunidade sobre riscos naturais relacionados as queimadas e incêndios florestais.
Resultados: Iniciação científica dos alunos; – Aprendizados dos conceitos relacionados as queimadas e incêndios florestais – criação de memes, desenhos, performance make e vídeos todos conscientizando a comunidade sobre riscos naturais relacionados as queimadas e incêndios florestais elogiados e replicados nas redes socias – Trabalho em grupo – Aprendizado relacionados as novas tecnologias da informação.
Outras informações: Nosso trabalho já está sendo desenvolvidos desde 2019. Esse ano não conseguimos as parcerias devidos à dificuldade em relação a pandemia principalmente no contexto escola rural onde a conexão é precária. Mas temos a intenção de continuidade do nosso projeto. Sempre participando anualmente do Cemaden Educação.