Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP
Enviado em 04/11/2020
Título da campanha: Adapta Keraciaba!
Objetivo: Considerando que ambos os bairros estão localizados em uma região de risco hidrológico e, por conta da alteração de cenário causada pela crise sanitária, estão sujeitos ao agravamento de suas vulnerabilidades no que se refere à empregabilidade, renda e, consequentemente, à segurança alimentar e nutricional, temos como objetivos: 1. Mobilizar e engajar a comunidade na Redução de Riscos de Desastres, a partir da criação de um canal de divulgação que facilite a comunicação dos riscos e o estímulo ao diálogo e percepção dos desastres incidentes nos bairros; 2. Disseminar o papel e a importância da articulação das instituições frente a esses desastres; e 3. Abordar a segurança alimentar e a alimentação no contexto de incidência de desastres.
Público envolvido: A elaboração da Campanha envolveu um morador da Vila Guaraciaba, uma representante de instituição local (Instituto União Keralux) e graduandos dos seguintes cursos: Gestão Ambiental, Gestão de Políticas Públicas e Geografia.
Atividades: O Grupo de Educação Ambiental Crítica (GEAC), grupo onde a maior parte dos integrantes da equipe atua, realiza atividades diretamente com comunidades escolares em outros projetos e o público alvo da presente Campanha proposta é prioritariamente integrado por famílias situadas nos locais mais vulneráveis à inundações do Jardim Keralux e da Vila Guaraciaba. Nesse sentido, ao envolver tais moradores, pretendemos indiretamente envolver responsáveis e estudantes do entorno imediato de instituições de ensino. Durante a chamada de voluntários para a campanha todas as instituições e atores interessados poderão colaborar e espera-se que comunidades escolares e demais atores possam interagir.
Outras informações: Os vídeos serão produzidos e divulgados entre o final de 2020 e início de 2021 e, como forma de incorporar as contribuições e sugestões do público, serão adotados meios de acompanhar e verificar a receptividade dos moradores e das instituições locais quanto às abordagens e metodologias usadas. Contamos, inclusive, com o envolvimento e colaboração do Instituto União Keralux – INKER, entidade que articula parcerias com o intuito de dar apoio e incentivar o desenvolvimento de ações que beneficiem a comunidade.