Título:  Construindo uma Cidade Resiliente.
Objetivos: Compreender como acontece os impactos ambientais na zona urbana e quais as consequências, considerando a forte concentração ea expansão populacional. Entender em que medida as ações antrópicas contribuem para os impactos e desastres do tipo deslizamentos; Apontar ações preventivas que podem contribuir para a redução de riscos de desastres do tipo deslizamento de massa; Apontar alguns problemas ambientais que circundam a comunidade escolar.
Público envolvido:  Estudantes do 5° ano/EJA.
Atividades realizadas:  Conteúdos: Processo de Ocupação Urbana; Impactos Gerados pela Ocupação Urbana; O que são ações antrópicas e como são geradas?; ODS 11 – Entendendo o objetivo do ODS 11 e como se aplica nas Cidades; O que são deslizamentos e como são gerados?
Metodologia:

Aula 1 – Explicação e estímulo sobre o que é Ocupação Urbana desordenada. Debate e contribuições das experiências dos estudantes na comunidade. Estimular a percepção dos estudantes para os problemas ambientais observados no entorno da escola.
Aula 2 – Continuação da aula anterior com apresentação de vídeo sobre poluição e suas consequências. Realização de roda de conversa sobre o que foi exposto no vídeo e o que tem haver com o nosso dia a dia. Exposição de vídeo “Aprendendo com Videoaulas: Geogra¦a: PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS”: https://www.youtube.com/watch? v=dE7WUFKQgp8
Aula 3 – Análise dos tipos de poluição e em que afeta os seres humanos? Estímulo a perguntas e respostas. Exposição do vídeo “Quais os tipos de poluição que existem?”: https://www.youtube.com/watch?v=szR2M5QYPXk
Aula 4: Apresentação do que é ODS ? E em destaque o ODS11 fazendo uma reflexão em relação às aulas anteriores, reforçando, para os estudantes, a interação sequenciada das aulas. Exposição do vídeo “ODS 11 para crianças – Cidades e Comunidades Sustentáveis”: https://www.youtube.com/watch?v=U9rNbShVDEY
Aula 5 – Na sequencia dos problemas ambientais urbanos será introduzido os desastres do tipo deslizamentos, evidenciando que é um problema que afeta o entorno da escola em relação ao tipo de ocupação; Vídeo reportagem demonstrando os riscos da ocupação em áreas de morro que foram ocupadas sem planejamento urbano, destacando o porquê que a cidade cresceu sem planejamento, considerando a expansão espontânea e a falta de recursos da maioria da população para ocupar a cidade formal. Exposição do vídeo: http://g1.globo.com/bahia/bahia-meio-dia/videos/v/entenda-como-ocorrem-osdeslizamentos-de-terra-e-os-riscos-de-ocupar-encostas/2537156/
Aula 6 – Aula de Construção de Maquete, evidenciando o ODS 11 e qual a Cidade que queremos construir para o presente e futuro, apontando o relevo da Cidade e orientações sobre uma Cidade Planejada e Sustentável de acordo com ODS11.
Aula 7 Fechamento: Exposição / Seminário de apresentação da maquete onde os estudantes irão expor seus trabalhos para toda escola, destacando a importância da cidade sustentável e da prevenção de desastres.

Insumos: Data show, Computador, Isopor, Cola, Material para construção de maquete, Tinta guache, Papel crepom e Lápis hidrocor.
Avaliação: Apreciação a partir da atuação dos estudantes, veri¦cando-se em que medida os conteúdos foram assimilados.
Analisar em que medida os estudantes percebem “Por que os impactos ambientais são comuns em nossa sociedade?”
Verificar o desempenho dos estudantes durante a exposição dos trabalhos e em que medida participam do debate e das re§exões em aula.
REFERÊNCIAS: ADAS, M. Expedições geográficas/ Melhem Adas, Sergio Adas. – 2. Ed. – São Paulo: Moderna, 2015.
Plataforma Agenda Urbana 2030. Disponível em http://www.agenda2030.org.br/ods/11/ SOUZA, Líria Alves de. “Impactos Ambientais”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/impactos-ambientais.htm. Acesso em 03 de novembro de 2019.

Resultados:  Exposição da maquete e apresentação em um Seminário realizado pela Escola.
Outras informações:  Parcerias do projeto: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Ordem Pública, Secretaria Executiva de Serviços Urbanos e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação e Grupo de Engenharia Geotécnica de Desastres e Planícies- GEGEP/UFPE; A intenção é que o projeto se perpetue no âmbito da escola e seja tratado de forma transversal aos conteúdos programáticos.