Título:  Escolas Seguras: Desenvolvendo a resiliência através da educação.
Objetivos:  Com o advento das mudanças climáticas, tema cada vez mais atuante e discutido na sociedade, há um aumento considerável dos eventos de desastres no mundo e, com isso, uma necessidade de reforçar as medidas preventivas e mitigatórias. O Projeto denominado “ESCOLAS SEGURAS: Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação” é realizado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação com objetivo de desenvolver a resiliência na comunidade escolar, aprimorar a percepção de riscos e promover uma cultura de proteção da vida e prevenção aos desastres naturais, nas escolas e na vida de cada envolvido. Nova Iguaçu participa da campanha “Cidades Resilientes: Minha Cidade está se preparando” desde 2017, momento no qual o município se comprometeu, junto ao Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres – UNISDR/ONU, a seguir diretrizes, denominadas essenciais, para a redução do risco de desastre. O Projeto Escolas Seguras é um segmento dessas atribuições e está vinculado à Superintendência de Proteção Comunitária, responsável também por desenvolver projetos e ações para integração com os diversos setores da sociedade, assim como a preparação de voluntários e comunidades vulneráveis a desastres. O Projeto tem como principal base os três pilares estabelecidos pela “Iniciativa Mundial para Escolas Segura” criada pela ONU, através da UNISDR, que referenciam e definem uma Escola Segura da seguinte forma:
– Instalações Seguras dos prédios escolares conforme legislações e normas vigentes relacionadas à prevenção e redução de riscos (infraestrutura resiliente a desastres);
– Unidades Escolares preparadas para situações de emergência, através de capacitação e treinamento de alunos, professores e funcionários com um Plano de Contingência estabelecido e formado de forma integrada (as atividades devem incluir exercícios
simulados de desocupação da escola);
– Inclusão dos temas relacionados à Prevenção e Redução de Riscos de desastres no currículo escolar (Educação de Resiliência em desastres);
Dessa forma, o Projeto possui como objetivos específicos:
(I) Preparar alunos, professores e funcionários para situações de emergência através de capacitação, treinamento e exercícios simulados de desocupação de emergência do prédio escolar;
(II) Estabelecer um Plano de Emergência para cada unidade de ensino participante do projeto tendo como base a participação integrada de toda comunidade escolar com os agentes de Defesa Civil;
(III) Incluir a “educação em redução de riscos e desastres” como prática escolar, permitindo que alunos, professores e funcionários adquiram desenvolvimento da cultura de prevenção e resiliência;
(IV) Realizar ciclo de palestras, distribuir material informativo e promover atividades lúdicas  com os alunos e professores sobre percepção de riscos, ações preventivas, prevenção de acidentes em casa e na escola, primeiros socorres e resiliências em desastres;
Público envolvido:  O Projeto busca contemplar as Escolas Municipais de Nova Iguaçu que estejam inseridas em localidades mapeadas em área de risco. Iniciado em 2017, vinte e duas escolas já foram contempladas com a capacitação e treinamento de mais de onze mil pessoas da comunidade escolar (alunos, professores e outros funcionários). No ano de 2019, cinco escolas receberam o Projeto Escolas Seguras: E.M. Governador Leonel de Moura Brizola, E.M. Janir Clementino Pereira, E.M. Prof. Irene da Silva Oliveira, E.M. São Benedito e E.M. Tabelião Murilo Costa. O público envolvido soma um total de 3.569 alunos dessas escolas.
Educação Infantil (4 a 5 anos): 237 alunos. Ensino Fundamental 1 (6 a 11 anos): 1.768 alunos. Ensino Fundamental 2 (11 a 14 anos): 1.564 alunos.

Atividades realizadas:  As atividades são realizadas em um período de uma semana na escola e divididas por dia da seguinte forma:
1 – Vistoria Técnica para avaliação de riscos e emissão de documento técnico;
2 – Preparação de professores e funcionários (semana anterior ao início das atividades com os alunos);
3 – Rodízio de Oficinas: ciclo de palestras; simulador de fenômenos naturais; maquete sobre problemas de habitação em encostas e exposição de equipamentos do trabalho de Geologia relacionado a riscos de movimento de massa; noções de prevenção contra incêndio e pânico com exposição de equipamentos realizada por Bombeiros Militares; oficina de confecção de pluviômetros com material de garrafa pet;
4 – Treinamento para emergências na escola, com preparação de todo corpo escolar para uma situação de perigo;
5 – Exercício Simulado de Desocupação de Emergência do prédio escolar. As atividades são desenvolvidas ao longo da semana, na segunda-feira e na terça-feira são dias de aplicação das oficinas (que ocorrem de maneira simultânea) e das palestras para os alunos. As turmas são divididas entre as oficinas, em um sistema de rodízio, em um período de trinta minutos. Na quarta-feira é realizada a vistoria técnica pela equipe da Defesa Civil, já na quinta-feira os alunos realizam o treinamento de desocupação do prédio da escola, junto com os professores e todos os funcionários. No último dia, sexta-feira, é realizada a simulação de uma situação de emergência na escola e todos devem realizar a desocupação sem qualquer orientação da equipe da Defesa Civil; alunos, professores e funcionários colocam em prática tudo que foi ensinado durante o treinamento. Toda a situação de emergência é simulada como se fosse real, com a atuação dos Bombeiros e simulação de fumaça, para os alunos assimilarem da melhor forma o treinamento que é ensinado com a aplicação em uma situação real. O tempo de desocupação das instalações é determinante para todos se salvarem com segurança, a média de saída dos alunos e funcionários de suas atividades até o ponto de apoio (que é o local seguro para qual devem se direcionar) é de três minutos.

Resultados: O resultado esperado e obtido com esse Projeto é a formação da cultura nos alunos de percepção e prevenção de riscos de desastres, principalmente com o aumento das mudanças climáticas que interferem nos fenômenos naturais e intensificam a ocorrência de um evento que pode causar um desastre. O aluno é inserido em atividades que o tornam um multiplicador de conhecimento entre seus familiares e as pessoas que possuem contato. Dessa forma, através da educação é construída uma cidade mais resiliente, tanto para o presente quanto para o futuro.
Outras informações:  O Projeto é realizado através da parceria entre a Secretaria Municipal de Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Educação com o apoio e participação das Seguintes Instituições:
– Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ (CEPEDES – Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres);
– Departamento de Recursos Minerais – DRM-RJ (Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos);
– Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (4º GBM – Nova Iguaçu).