Título:  5 Rs para Resiliência Comunitária.
Objetivos:  Refletindo os 5 Rs (repensar, reduzir, reutilizar, reeducar e reciclar) e a importância da redução de risco de desastres.
Público envolvido:  38 Estudantes do Ensino Fundamental, turmas: 2º e 3º ano.
Atividades realizadas:  O Tema dos 5Rs para Resiliência Comunitária, trabalha às dimensões no processo educativo, percepções, visões, observações no ensino fundamental considerando às Práticas Sustentáveis na escola. Através do debate sobre os riscos de deslizamentos e seus efeitos na comunidade e como o estudante enquanto cidadão pode contribuir para esta construção. Uma das metas básicas da educação ambiental é conseguir que as pessoas e as comunidades compreendam o caráter complexo do ambiente natural e artificial, resultante da inter-relação de seus aspectos biológicos, físicos, sociais, econômicos e culturais e adquirir o conhecimento, valores, as atitudes e aptidões práticas que permitam participar, de forma responsável e eficaz, no trabalho de prever e de resolver problemas ambientais e de uma gestão qualitativamente apropriada ao meio ambiente” (UNESCO, 1999: 56). Assim, o projeto trabalhará com os estudantes a temática de sustentabilidade ambiental considerando o conceito de resiliência, que busca criar a consciência de se cuidar do meio ambiente para essa e as futuras gerações. O projeto, procura implementar o significado da educação ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.795 que evidencia que a educação ambiental é “o processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade” (art.1º, Lei Federal nº 9.795, de 27/4/99). A partir da construção coletiva sobre a importância dos 5Rs, trabalhando-se o significado da resiliência, buscou-se dialogar com os estudantes sobre a importância dos 5Rs na vida da comunidade, destacando-se que estes conceitos nos remetem para prevenção de riscos de desastres. A partir disso, foi realizada uma oficina para construção de um caderno de orientações sobre os 5Rs, pontuando o repensar, reduzir, reutilizar, reeducar e reciclar… o que isso representa na nossa vida e de que forma esses conceitos remetem a resiliência comunitária e também a prevenção para redução de riscos de desastres. Os estudantes produziram uma cartilha pontuando a importância dos 5Rs e ao mesmo tempo trabalhando as orientações para prevenção de riscos de desastres na comunidade.
Resultados: Produção de uma cartilha ilustrativa e painel envolvendo os 5Rs para resiliência comunitária. Exposição na escola destacando a integração da escola nessa construção.
Outras informações:  Parcerias do projeto: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Ordem Pública, Secretaria Executiva de Serviços Urbanos e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação e Grupo de Engenharia Geotécnica de Desastres e Planícies- GEGEP/UFPE; A intenção é que o projeto se perpetue no âmbito da escola e seja tratado de forma transversal aos conteúdos programáticos. A avaliação do trabalho, tem sido realizada com os estudantes no sentido de construir-se uma concepção de cuidado e de um pensamento ético com a comunidade, com a cidade e com o planeta.