Título:  Revegetando o morro.
Objetivos: Conhecer quais os tipos de plantas que podemos plantar nas encostas. Compreender a importância da consciência ambiental e suas relações com o nosso cotidiano. Entender a importância do plantio da vegetação rasteira para proteção do solo e a redução de deslizamentos; Compreender a importância da vegetação para a sustentabilidade ambiental.
Público envolvido:  Estudantes do ensino fundamental.
Atividades realizadas: Introdução: O Projeto foi desenvolvido pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil em parceria com o Centro Educacional Cultural e Social João Martins, localizado na comunidade do Retiro, no bairro de Socorro. O Objetivo é Construir um convívio mais harmônico com o planeta de extrema importância para a sustentabilidade universal, e com isso, desenvolver ações em prol da construção de hábitos sustentável é imprescindível para uma melhor convivência com o meio ambiente local e global. Para isso, instituir um trabalho de educação ambiental e a construção de processos educativos sustentáveis é muito importante. A proposta deste trabalho, é realizar uma articulação de conceitos, métodos, estratégias e objetivos envolvendo dimensões sociais e ambientais considerando a realidade dos participantes com princípios éticos e solidariedade para construção da resiliência comunitária.
A Metodologia do Projeto: As ações do projeto foram subdivididas em oficinas que trabalham a mobilização, sensibilização e integração dos estudantes, envolvendo-os na construção de um pensamento mais sustentável e resiliente. Na primeira etapa, foi realizado um trabalho de reconhecimento de sensibilização com a construção de percepções sobre a comunidade e a relação com o meio ambiente local; Na segunda etapa, foi desenvolvido um trabalho de construção dos aspectos ambientais da comunidade e como os riscos foram constituídos? Na terceira etapa, foi realizada uma visita a campo, onde os estudantes fizeram o levantamento dos pontos positivos da comunidade e suas dificuldades, a partir do levantamento, apontar ações que podem contribuir para a construção de uma comunidade mais segura e resiliente. Na quarta etapa, foi realizada a oficina de jardins recicláveis, pensando os tipos de vegetação propicias para plantar nas encostas. Nessa ocasião, foi trabalhado as alternativas para prevenção de deslizamentos considerando os tipos de vegetações apropriadas para plantão nas áreas mais íngremes. 
Quinta etapa, Aula campo para identificação de vegetação que provocam riscos de deslizamentos e quais as vegetações adequadas para o plantio nos morros. Sexta etapa, exposição dos jardins produzidos pelos estudantes com o objetivo fomentar uma nova percepção sobre o meio ambiente local e a prevenção de riscos de deslizamentos na comunidade.
REFERENCIAS
CemadenEducação. Disponível em http://educacao.cemaden.gov.br/2019/ 

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental. São Paulo: Papirus, 1996.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1999.
TRAVASSOS, Edson G. A prática da educação ambiental nas escolas. Porto Alegre: Mediação, 2004.

Resultados: Exposição do jardim reciclável com apresentação dos estudantes sobre o sentimento de terem participado das oficinas e o que apreenderam para a vida e para o cotidiano na comunidade.
Outras informações: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes; secretaria municipal de infraestrutura e ordem pública; superintendência de proteção e defesa civil; secretaria executiva de serviços urbanos; secretaria de educação do Jaboatão dos Guararapes; GEGEP – grupo de engenharia geotécnica de encostas e planícies e desastres.