Renapsi - Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração - Caruaru/PE - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Renapsi – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração – Caruaru/PE

Uma iniciativa de Renapsi – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração -POLO CARUARU

Enviado em 04/12/2023

Compartilhe:

Atividades desenvolvidas e principais resultados

Foi desenvolvida uma aula prática sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente e a preservação dos rios, tendo sido destacado o Rio Ipojuca, que possui uma extensão de 323,9 Km, tendo sua nascente localizada na cidade de Arcoverde, no Sertão Pernambucano, e sua foz em Ipojuca, no Porto de Suape. evidenciando que o referido Rio é o 2º mais extenso do Estado A palavra “Ipojuca” tem sua origem no tupi-guarani yapó-yuc, que significa podre, estagnado, banhado de água pútridas, pântano.  O Rio Ipojuca ocupa uma escala de preocupação para o Estado de Pernambuco, sendo o 3º Rio mais poluído do Brasil. Considerando a sua importância em relação aos aspectos socioambientais, pois ele corta 25 municípios pernambucanos e abrange as quatro mesorregiões (sertão, agreste, zona da mata e região metropolitana do Recife), destacamos a sua importância e a necessidade de criarmos mecanismos de defesa e cuidado. Nesse sentido, criar instrumentos de reflexão sobre a poluição ambiental, que impacta diretamente nas mudanças climáticas e contribui para a evolução dos desastres e para geração de danos humanos e materiais, bem como prejuízos ambientais, sociais e econômicos, é urgente e significativo. Os adolescentes e jovens ficaram surpreendidos com tudo que viram e ouviram e decidiram agendar uma audiência com um representante da Câmara Municipal de Caruaru para saber quais as ações que o Poder Público poderá realizar para reduzir os impactos ambientais e a redução de riscos e desastres ne região.

Galeria de imagens

Arquivos complementares

  • Termo-de-Uso-de-Imagem-combinado.pdf 14 mb

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2019
UNIVAP/INPE – São José dos Campos/SP
Título: Maquete interativa. Objetivos:  Escolhemos a Maquete Interativa como ferramenta de abordagem em oficinas na cidade de São Luiz do Paraitinga para realizar a coleta de dados. Identificar áreas de inundação, ...
#AprenderParaPrevenir2019
Escola Básica Professora Úrsula Kroeger – Indaial/SC
Título:  A Base Nacional Comum Curricular e a Educação e Redução de Riscos de Desastres. Objetivos:  1. Quantificar o número de famílias de alunos dos 7° anos que já evacuaram ...
#AprenderParaPrevenir2019
E.M.E.F. Mercedes Rachid – São José dos Campos/SP
Título:  Projeto Nascentes: “Escola e comunidade cuidando das águas de São Francisco Xavier” (Edição 2019). Objetivos:  Os principais objetivos do projeto são: – ampliar os conhecimentos teóricos e práticos da comunidade ...
#AprenderParaPrevenir2020
Instituto Federal de Pernambuco – Recife/PE
Título da campanha:  Iconografia dos Desastres Socioambientais. Objetivo:  Refletir sobre os desastres socioambientais que ocorrem no ambiente urbano e rural, considerando a contribuição da geografia na leitura e entendimento do ...
#AprenderParaPrevenir2016
E.E. Prof. Caetano Carbone – Itararé/SP
“Educação em prevenção de riscos de desastres” EE. Professor Caetano Carbone Professores envolvidos: Maria Inês Vidal especialista Geografia Djane Corrêa Antunes de Góes especialista Língua Portuguesa/Inglês Turma Envolvidas: 1ºAno ...
#AprenderParaPrevenir2018
E. E. F. José Martins de Almeida – Quixeramobim/CE
Preservar a Água é investir no Futuro Objetivos: Reconhecer a necessidade de preservação desse recurso natural para nossa sobrevivência; Preservar hoje para garantir o futuro de nossos filhos; Compreender que ...

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Notificações