Defesa Civil Vitória – E.M. Paulo Roberto Vieira Gomes/ES
Enviado em 01/11/2019
Título: Programa de Proteção e Prevenção as Emergências.
Objetivos: O objetivo principal é intensificar as ações de segurança em todos os equipamentos públicos da administração municipal. O programa visa capacitar os profissionais para que possam incorporar e disseminar a temática da Segurança e Prevenção no cotidiano do
ambiente de trabalho, além de implementar ações no âmbito da Rede Municipal de Ensino que potencialize a criação de uma cultura no ambiente escolar voltado à prevenção e proteção a vida.
Público envolvido: O programa visa capacitar todos os servidores dos serviços oferecidos em edificações públicas municipais, já os usuários poderão participar de exercícios simulados de evacuação em cada edificação. O projeto iniciou pela Secretaria Municipal de Educação, órgão com um grande público de usuários, servindo de base para análise e implantação nas demais secretarias. Na rede escolar são cerca de 50.000 alunos em 103 unidades.
Atividades realizadas: Dentro da escola: simulados e treinamento da comunidade escolar. Fora da escola: capacitações do corpo docente.
Resultados: Em 08 (oito) meses de implantação do Programa Municipal de Proteção e Prevenção as Emergências, a Prefeitura Municipal de Vitória conseguiu os seguintes resultados:
• Criação do Comitê de Gestão Integrada de Segurança Contra Incêndios;
• Criação da Semana Municipal de Proteção e Prevenção as Emergências;
• Realização de 05 (cinco) simulados de evacuação de edificações escolares;
• Produção e gravação do material de divulgação e capacitação do programa
(videoaulas e cartilhas);
• Capacitação de 103 (cento e três) diretores da rede municipal de educação.
Outras informações: Parcerias: Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, comunidade escolar, centros comunitários e secretarias municipais. As parcerias auxiliaram no desenvolvimento dos materiais base para a implantação do programa (cartilhas, vídeos e simulados). O programa tem caráter contínuo, não havendo prazo para encerramento, pois a implantação da cultura de prevenção frente aos desastres deve ser permanente.