E.E. Iris Célia Cabanellas – Assis Brasil/AC
Enviado em 21/09/2018
Chove Chuva Sem Parar…. Os Pluviômetros Vou Usar…
romover e desenvolver ações que contribuam com a comunidade escolar e as comunidades dentro do municio onde vivemos, através dos aparelhos pluviômetros feitos com materiais reciclados e reutilizados.
Os aparelhos são utilizados para medir a quantidade de chuvas que caem em determinado local, um dos instrumentos usados é uma régua, pois com ela fica visível a quantidade de água acumulada e armazenada no recipiente.
Com esses dados os alunos montam uma planilha, onde analisam e comparam com os dados do pluviômetro semiautomático instalado na escola. O objetivo geral é ajudar a comunidade a prever os riscos de alagações, pois nosso município já passou por momentos difíceis durante períodos de chuvas intensas.
projeto é desenvolvido com os alunos do ensino médio, professores, coordenadores e a comunidade local. Mas também são envolvidos os gestores de outras instituições públicas e privadas.
acreditamos que todos devem ser responsáveis pela sua comunidade, e um trabalho como esse não pode ficar somente na escola, somos orientados pela coordenadora da SEE que o projeto é interdisciplinar e transdisciplinar, ou seja deve ser multiplicado com outras áreas, não somente com as área afins como, ciências, biologia, física, geografia e história, pois as disciplinas de matemática, artes, português e meio ambiente devem ser integradas ao projeto.
Os aparelhos são instalados nas casas dos alunos, onde eles são os protagonistas dentro do projeto, são eles que devem observar e analisar os resultados. Os professores acompanham e orientam os alunos. Analisam com eles os dados, verificam as medições e os aparelhos se estão necessitam de ajustes manutenção ,etc.
As planilhas são enviadas para coordenadora armazenar os arquivos e encaminhar para os parceiros especialistas analisar os resultados.
Dessa forma, obtemos um melhor resultado na execução do projeto e os objetivos são alcançados ‘pois os conhecimentos adquiridos nos motivam a participar de oficinas, palestras, campanhas, capacitações, feras, seminários e fóruns científicos e ambientais, onde já apresentamos o projeto em outros municípios e em outro Pais como no Peru.
er atitudes inovadores, para o cuidado com meio ambiente, pois sabemos que hoje as mudanças climáticas é um tema novo, mas que vem sendo falado muito, devido ao clima estar em constante mudança.
As vezes chove de mais em determinado lugar, mas também temos a época das secas, onde costuma faltar água principalmente nas grandes cidades.
A água é um dos bens mais preciosos para a humanidade, se faltar pode para um cidade de produzir praticamente tudo, mas se vem com intensidade também causa muitos danos as populações e os seres vivos.
Por isso, o tema do projeto CHOVE CHUVA SEM PARAR faz uma apologia a quantidade de chuva e como usar o aparelho pluviômetro artesanal para ajudar a alertar a comunidade antes que aconteça um desastre.
O resultado é criar um sistema de alerta através do projeto pluviômetros artesanais nas comunidades.
projeto pluviômetros artesanais, nasceu a partir do projeto Comunidades Resilientes, onde rebemos capacitação com oficinas, no primeiro momento a coordenadora nos passou as informações com garrafas pet e outros materiais, depois eu criei um outro protótipo bem mais elaborado com materiais reciclados.
O projeto é trabalhado com as comunidades no município e também tem o apoio das instituições: SEE, IMC, SEMA, PZ-UFAC entre outros.
Temos interesse em dar continuidade, onde a escola através da SEE foi convidada para dar oficinas na cidade da fronteira entre o Acre e o Peru, então temos muito interesse em continuar, pois isso enriquece nossos conhecimentos e pesquisa na área trabalhada como já vimos com o tema Rios Voadores durante a campanha da água.