Projeto: #APRENDER PARA PREVENIR

Objetivos gerais: Este projeto tem dois objetivos centrais: estimular os alunos a entender o ciclo das chuvas e prevenir os desastres ambientais, e também de ressaltar a importância coleta seletiva e da reciclagem.
O 1º objetivo é fazer com que os alunos entendam o ciclo das chuvas, tendo como exemplo o ocorrido na escola no dia 11 de Outubro de 2016, onde devido à forte chuva e vendaval, a escola foi destelhada e perdeu-se a sala de leitura e alguns dos livros que faziam parte do seu acervo. Portanto, pretende estimular os alunos e também a participação de toda comunidade a usar o pluviômetro, instrumento usado para medir a quantidade de chuva e assim tentar prevenir desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.
O 2º objetivo deste projeto é a preocupação de estimular a prática da coleta seletiva, ressaltando a importância da reciclagem para a melhoria da qualidade de vida, utilizando para isso os três Rs: (REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR) como meio de preservação do meio ambiente. Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente. Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas consequências no meio ambiente em que vivemos. Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável. Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais. Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável. Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar. Higiene no meio escolar: campanha de conscientização para os alunos do ciclo I, anos iniciais.

Justificativa: Devido à grande quantidade de material reciclável que é desperdiçada, a necessidade de intervenção nos fatores econômico, social, sanitário, ambiental e geográfico da população e na preservação do meio ambiente, o projeto trabalhará o processo de seleção e reciclagem de materiais despertando nos envolvidos a conscientização de novos valores frente aos problemas que nos cercam e assim colaborar para a construção de uma vida mais saudável e de um mundo melhor. As questões lixo, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o homem na utilização dos seus recursos naturais disponíveis.

Objetivos específicos: Neste projeto abordaremos a necessidade de conscientização e mudanças de valores e atitudes para que as crianças e suas famílias criem diferentes possibilidades de utilização do material a ser reciclado.
Entender o ciclo das chuvas e como é importante usar o pluviômetro para tentar reduzir os riscos de desastres naturais.
Reconhecer a matéria (lixo) como produto advindo dos recursos naturais, compreendendo a necessidade de aproveitamento, objetivando a integração e a harmonização entre ser humano e meio ambiente, para uma melhor qualidade de vida.
Reverter o atual quadro de desperdício com o lixo, evitando jogar lixo no meio ambiente e praticando cinco regras: Reduzir: gerar menos lixo evitando desperdícios; Reutilizar: usar o lixo antes de descartá-lo, para a mesma função ou utilizá-lo de outras formas; Reciclar: aproveitar produtos jogados no lixo para a fabricação de novos objetos; Repensar: seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício; Recusar: consumir produtos que gerem impactos ambientais significativos.
Há também o interesse que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como: Jogar lixo no lixo; Organizar as carteiras na sala; Limpar a lousa; Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas; Preservar os trabalhos expostos pelos colegas. De forma a preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a comunidade.
Implantação de coleta seletiva na escola.

Metodologia:
•Trabalhar o tema Sustentabilidade em sala de aula;
• Ensinar os alunos a usar o pluviômetro
• Conscientização e preservação do meio ambiente;
• O que é lixo na verdade? Selecionar o lixo que pode ser reciclado.
• Conhecer sobre o processo de seleção e reciclagem do lixo.
• Reciclar para evitar desperdício e preservar o meio ambiente.
• Incentivar a criatividade para a transformação do lixo em objetos úteis.
• Despertar o interesse por brinquedos reciclados;
• Estimular a criatividade e imaginação;
• Confeccionar os enfeites de decoração de natal da escola com o material coletado.

Avaliação:
A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.

PROJETONOVO