Riscos antrópico e ambiental no entorno escolar: identificação dos riscos e propostas de prevenção elaboradas por estudantes do nono ano de escola pública em São João del-Rei/MG
Atividade/ação desenvolvida
- Outro tipo de atividade/ação educativa
Quem participou da iniciativa:
- Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 28
- Estudantes de Ensino Superior - Quantidade: 4
- Outro(s): Quantidade - Quantidade: 3
Atividades desenvolvidas e principais resultados
A extensão entre o Curso de Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Educação e Riscos (GEPEGER) e a escola parceira, teve como tema a ciência cindínica, aliada à percepção dos estudantes sobre riscos que circundam a Escola Estadual Governador Milton Campos. A ação desenvolvida com as turmas do 9° do ensino fundamental II, durante as aulas de Geografia, foi desenvolvida por meio de rodas de conversa, divididas em quatro momentos: i) contextualização dos/as estudantes sobre o tema cindínico; ii) diálogos, escolha dos ícones representativos de diversos tipos de riscos e classificação do nível dos riscos no entorno da escola, escala qualitativa, iii) proposição de medidas de prevenção para cada risco indicado pelos estudantes e iv) apresentação e discussão dos tipos de riscos indicados em cada roda de conversa, acompanhada das medidas de prevenção para os riscos de nível mais alto.
Objetivos: Estimular a compreensão dos/as estudantes sobre a ciência cindínica; apontar e entender os riscos sociais, naturais e ambientais que circundam a escola; incentivar, valorizar e debater a percepção crítica das/dos estudantes sobre o espaço vivido, por intermédio dos riscos; levantar ideias sobre possíveis medidas de segurança e prevenção para os riscos discutidos.
Resultados: Participaram 28 estudantes divididos em rodas de conversa. Nas fichas de registro e classificação dos riscos (Fotos 1 e 2) foram considerados 15 dos 16 riscos presentes no material didático, com maior ocorrência dos riscos referentes ao trânsito (14 vezes), assédio e bullying (10), queimadas (7), assalto (6), climático (5), alagamento (3), incêndio (3) entre outros, conforme o gráfico 1 (foto 3). Quanto às medidas de prevenção e segurança sobre os riscos sociais foram sugeridos: colocar mais faixa de pedestres nas ruas; respeitar o limite de velocidade e as placas de sinalização; denunciar à direção ou pais sobre bullying ou assédio (risco social – violência). Neste caso, a medida pós evento, como ação para não se repetir mais. Para os riscos ambientais, foi sugerido o sistema de alerta e evitar ficar em áreas de riscos de alagamentos e deslizamentos. Verifica-se a necessidade de maior discussão sobre os riscos ambientais, relacionados à questão da mudança climática e efeitos na escala local/global.
Galeria de imagens
Foto 1
Ficha de registro e classificação risco, nível e medidas de prevenção
Foto 2
Diálogos sobre os tipos de riscos
Foto 3
Gráfico de resposta das rodas de conversa