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PluviPets e monitoramento participativo de chuvas – São Paulo/SP

Uma iniciativa de Programa Adapta Keraciaba

Enviado em 17/11/2024

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Atividade/ação desenvolvida

  • Com base nas Jornadas Pedagógicas do CEdu
  • Pluvipet+App
  • Descrição

    A jornada PluviPet+App foi escolhida por conta das características dos bairros que o Programa Adapta Keraciaba atua, o Jd. Keralux e a Vl. Guaraciaba, onde se localizam ocupações de moradia da população. O território, que fica em uma das áreas de várzea do Rio Tietê, enfrenta enchentes e inundações anualmente e é uma área vulnerável do ponto de vista socioambiental sob várias perspectivas. Localizado da Zona Leste de São Paulo, o KeraCiaba lida com problemas estruturais que impedem e retroalimentam o processo de negligência e não garantia de direitos humanos básicos dos cidadãos, como a ausência de asfaltamento nas ruas, de saneamento e abastecimento de água, a precarização das instituições públicas de ensino, as opções escassas de lazer e cultura, bem como outras problemáticas enfrentadas no contexto das favelas de São Paulo. As enchentes e inundações têm se intensificado nos últimos anos, não somente pelas obras de canalização do córrego e aumento da infraestrutura cinza no bairro de modo geral, mas também pela intensificação dos efeitos das mudanças climáticas. 

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 100

Atividades desenvolvidas e principais resultados

Realizamos a jornada do PluviPet+App com crianças e adolescentes com o objetivo de ensinar e aprender sobre monitoramento participativo de chuvas e características do território a partir dos saberes da universidade e da juventude local. A atividade ocorreu no CCA (Centro para Crianças e Adolescentes) do Jd. Keralux com duas turmas de crianças pela manhã e duas turmas de adolescentes no período da tarde, sendo que cerca de 100 alunos foram contemplados ao longo do dia com troca de ideias sobre o que são mudanças climáticas, \”Chuva D+ e D- = desastre?\”, questões sociais e ambientais e a pergunta sobre o que os alunos acham da quantidade de chuvas, se muito ou pouco. Os diálogos evidenciaram a visão das crianças e dos jovens sobre o território, tanto positiva citando o companheirismo e proximidade dos lugares que frequentam, quanto negativa com as chuvas, falta de energia e dificuldades para estudar. Logo em seguida partimos para a montagem dos PluviPets, que tiveram as garrafas previamente cortadas para evitar incômodos, Os participantes colocaram colocando as partes das garrafas, a régua, a água, o corante de forma coletiva. Durante o tempo em que estávamos no CCA choveu, então conseguimos observar a rapidez com que a garrafa enchia, mesmo não captando água num local como o recomendado pelas diretrizes da campanha, tendo em vista que a sede do CCA é uma casa alugada pela prefeitura sem quintal e com poucos espaços abertos para a captação de água. Como resultados é visto que a atividade foi uma porta de entrada para trabalhar o tema das chuvas e inundações com as crianças e adolescentes do CCA Jd. Keralux, a visão da juventude evidencia a potencialidade de construir conhecimentos para o monitoramento e alerta de desastres socioambientais através da ERRD e foi identificado como necessário o retorno da equipe do Adapta para aprofundar o tema, as reflexões, os estímulos ao monitoramento participativo de chuvas e a discussão sobre Justiça Climática e vulnerabilidade no território. 

Galeria de imagens

Foto 1

PluviPet exposto à chuva e à laje coberta no CCA – utilizamos corante e a régua encapada com papel contact.

Foto 2

PluviPets montados por uma das turmas da manhã

Foto 3

Lousa com perguntas norteadoras para a discussão antes do preparo coletivo dos PluviPets

Foto 4

Crianças participando da confecção do pluvipet

Foto 5

Crianças participando da confecção do pluvipet

Link: vídeo da ação

https://www.instagram.com/p/DBznWxPvadt/

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Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

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