MINHA ESCOLA MAIS VERDE – Tucuruí/PA
Objetivos da iniciativa
Colaborar com a amenização do efeito do calor na área escolar a partir do plantio de árvores que formem sombras;
Melhorar a paisagem do ambiente escolar, transformando-o em um local mais agradável, sustentável e organizado;
Criar um ambiente dentro da escola que possa ser utilizado de forma interdisciplinar;
Desenvolver nos estudantes a consciência ambiental através do cuidado com as plantas;
Estimular a participação dos alunos em atividades práticas extraclasse;
Desenvolver nos alunos o senso cooperação, pertencimento e maior cuidado com o ambiente escolar.
Desastres abordados na iniciativa:
- ondas de calor
Quem participou iniciativa:
- Alunos de escolas do Ensino Fundamental
- Comunidade escolar
- Professores
Principais atividades desenvolvidas para a mobilização local de pessoas para participação na campanha
A iniciativa envolve a disciplina de Ciências, sendo desenvolvida com os alunos das turmas de 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dulcimar Mesquita Brito Botelho, no município de Tucuruí, estado do Pará.
A proposta é que os alunos participassem de todo o processo, desde a escolha das espécies a serem plantadas, elaboração da distribuição das plantas no espaço escolhido, realização do plantio, até a manutenção.
Inicialmente foi realizado o mapeamento da área da escola que poderia ser utilizado para a arborização.
Em sala de aula, os alunos foram orientados na escolha das espécies a serem plantadas, considerando a área na escola apropriada para o plantio. Para cada turma, foi determinado a seleção de 2(duas) espécies de arvoredos de médio porte, para sombrear o ambiente, 2 (duas) espécies frutíferas e 8(oito) espécies ornamentais, em um total de 6 turmas. Uma turma específica ficou responsável pela realização de uma horta suspensa em garrafas pet. Cada turma ficou responsável pela sua área de plantio, o que inclui a sua manutenção, como rega, limpeza, se algum exemplar morrer, fazer a substituição imediata, adubação etc.
As atividades de plantio de jardim e pomar na escola contribuem para a prevenção de riscos e desastres de diversas maneiras:
1. Controle de erosão: O plantio de vegetação, como grama e árvores, ajuda a evitar a erosão do solo, impedindo que ele seja arrastado pela água das chuvas. Isso é especialmente importante em áreas propensas a enchentes e deslizamentos de terra.
2. Proteção contra ventos fortes: Árvores e arbustos atuam como barreiras naturais contra ventos fortes. Eles reduzem a velocidade do vento e protegem as estruturas da escola e arredores contra danos.
3. Conservação da água: As plantas ajudam a reter a água do solo, evitando sua rápida evaporação. Isso é especialmente importante em regiões com escassez de água. Além disso, o plantio de árvores em áreas de nascentes e rios ajuda a manter o equilíbrio do ciclo hidrológico.
4. Melhoria da qualidade do ar: As plantas atuam como filtros naturais do ar, absorvendo dióxido de carbono e outros poluentes atmosféricos. Isso contribui para a redução da poluição do ar, que pode causar problemas respiratórios e agravar as condições de saúde dos estudantes.
5. Promoção da biodiversidade: O plantio de diferentes espécies de plantas em jardins e pomares da escola cria um ambiente propício para a fauna e a flora local. Isso promove a biodiversidade e contribui para a conservação de espécies nativas.
6. Sensibilização ambiental: Ao envolver os estudantes nas atividades de plantio e cuidado das plantas, as escolas os educam sobre a importância da preservação do meio ambiente. Isso estimula a consciência ambiental e a adoção de práticas sustentáveis. Portanto, as atividades de plantio de jardim e pomar na escola têm grande relevância na prevenção de riscos e desastres, pois contribuem para a conservação do solo, proteção contra desastres naturais, economia de recursos hídricos, melhoria da qualidade do ar e sensibilização ambiental.
Principais resultados alcançados
A proposta de criação e realização do projeto surgiu mediante a abordagem, durante as aulas de Ciências, sobre “iniciativas que contribuem para o restabelecimento do equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.”
O início do projeto se deu durante o mês de outubro, no entanto, se desenvolverá até o encerramento do ano letivo.
Espera-se fortalecer, dentro do espaço escolar, a possibilidade de vivenciar, desenvolver e ampliar ações sobre a temática ambiental a partir dos conteúdos interdisciplinares. Que o aluno possa atuar como agente de transformação dentro deste espaço. Embora seja uma iniciativa em microambiente, acreditamos que transformar a escola em um ambiente mais verde trará um efeito positivo, tanto na melhoria no aspecto deste local, como proporcionará aos alunos e toda a comunidade escolar, uma consciência mais ampla de respeito e cuidado com o meio ambiente.
Após a realização de todas as etapas do projeto, a escola consista em um local onde o aluno se sinta mais integrado e onde conhecimentos podem ser construídos; que estejam mais sensíveis às questões ambientais, conscientes dos impactos positivos e negativos que as ações humanas podem provocar no meio ambiente. Que ao concluírem esta etapa de ensino na escola, possam deixar esta iniciativa como exemplo para outras turmas que darão continuidade na manutenção do projeto.
Parceiros envolvidos na realização da iniciativa e mobilização
SEMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Sargento Alberto – 23º Esquadrão de Cavalaria da Selva
Galeria de imagens


