Emergências Climáticas e a Trilha da Natureza UFSCar - São Carlos/SP - Cemaden Educação
Brasil
  • Simplifique!
  • Comunica BR
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Cemaden Educação
Fechar Pesquisar
Entrar
Fechar Pesquisar
  • Sobre nós
    • Apresentação
    • Dúvidas Frequentes
    • Notícias
    • Publicações
    • Contato
  • Jornadas Pedagógicas
    • Pluvipet + App
    • Bacia Escola
    • História Oral
    • Cartografia Social
    • Nossa Escola é Vulnerável?
    • A Terra Desliza
    • Como Formar uma Com-VidAção
    • Todas as Jornadas Pedagógicas
  • Projetos em parceria
    • Rede ERRD Litoral Norte
    • Projeto Ciência Cidadã na Escola
    • Projeto Dados à prova d’água
    • É FOGO (MAP-FIRE)
    • Todos Projetos
  • Campanha
    • A campanha
    • Edições Anteriores
  • Midiateca
    • Nossas Publicações
    • Livros
    • Vídeos
    • Artigos
    • HQ História em Quadrinhos
    • Plataforma
    • Jogos
    • Podcasts
    • Glossário
  • Rede
    • Mapa interativo
    • Banco de ações da Campanha
    • Banco de atividades da rede
    • Acesse ou cadastre sua conta

Emergências Climáticas e a Trilha da Natureza UFSCar – São Carlos/SP

Uma iniciativa de Trilha da Natureza UFSCar

Enviado em 14/11/2024

Compartilhe:

Atividade/ação desenvolvida

  • Outro tipo de atividade/ação educativa

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes do Ensino Fundamental - Quantidade: 57
  • Estudantes do Ensino Médio - Quantidade: 21
  • Estudantes de Ensino Superior - Quantidade: 4
  • Outro(s): Quantidade - Quantidade: 3

Atividades desenvolvidas e principais resultados

A atividade para as Emergências Climáticas foi realizada no contexto de três visitas conduzidas na Trilha da Natureza, um trajeto estabelecido na área conservada de Cerrado do Campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos, onde há mais de 30 anos são conduzidas visitas guiadas em um projeto de extensão associado. O objetivo foi verificar a percepção das e dos estudantes relacionadas ao tema das Mudanças Climáticas ao estarem inseridos no ambiente de Cerrado. Foram realizadas dinâmicas com estudantes do ensino fundamental e médio após uma introdução sobre o tema no local, no caso das crianças do fundamental, ou uma discussão ao longo da visita, no caso do ensino médio. As dinâmicas consistiram em produzir palavras chaves sobre a questão das Mudanças Climáticas e possíveis soluções para o enfrentamento. Dentre as palavras que se destacaram estão as relacionadas com o ambiente visitado: ‘fogo’, ‘queimadas’ e ‘aquecimento global’. As soluções variaram de objetivas, como o ‘aumento da fiscalização’, a soluções de espectro mais amplo como ‘políticas públicas’. Assim, podemos inferir que a atividade de visita ao Cerrado, além de contribuir para o (re)conhecimento do bioma e (re)conexão das pessoas com o ambiente, tem também o potencial de auxiliar na sensibilização acerca de questões relacionadas às Mudanças Climáticas, que se fazem visíveis e palpáveis, e se tornam parte do diálogo estabelecido entre visitantes e monitores.

 

Galeria de imagens

Foto 1

Realização da dinâmica com estudantes do IFSP (estudantes assinaram termo de autorização de uso de imagem)

Foto 2

‘Self’ do grupo do IFSP (estudantes assinaram termo de autorização de uso de imagem)

Foto 3

Conversa sobre queimadas com estudantes do IFSP (estudantes assinaram termo de autorização de uso de imagem)

Foto 4

Realização da dinâmica com estudantes da Educativa (estudantes tem autorização de uso de imagem concedido à escola para as atividades escolares)

Foto 5

Andando pelo Cerrado – Educativa (estudantes tem autorização de uso de imagem concedido à escola para as atividades escolares)

Arquivos complementares

  • Atividade-Emergencias-Climaticas-1.pdf 198 kb

Veja mais iniciativas da campanha

#AprenderParaPrevenir2017
Defesa Civil – Maricá/RJ
 Título do projeto: Defesa Mirim Maricaense O Projeto está inserido dentro do Programa “Escola Segura-Cidadão Resiliente, idealizado pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Município de Maricá, está conforme ...
#AprenderParaPrevenir2018
Centro Educacional Social e Cultural João Martins – Jaboatão de Guararapes/PE
NUPDEC JOVEM: CONSTRUINDO UMA CIDADE RESILIENTE     Objetivos: Desenvolver ações de prevenção para Redução de Riscos e Desastres; Reconhecer os riscos existentes no entorno da escola e na comunidade; Reconhecer ...
#AprenderParaPrevenir2018
E. E. João de Moraes Goes – Piracaia/SP
Preservação de Nascentes     Objetivos: Conscientizar os alunos e a comunidade com relação a importância da preservação das nascentes. promover e Organizar reflexões acerca da necessidade de preservarmos as ...
#AprenderParaPrevenir2018
Defesa Civil – Secretaria Municipal de Educação – Ibirama/SC
Programa Minha Escola é Segura Objetivos: manter as ações educativas, sempre em desenvolvimento com os Agentes da Proteção e Defesa Civil, nas categorias mirim e aspirante, e seus familiares e comunidade ...
#AprenderParaPrevenir2018
E. Padre Izidoro Floriano Benjamin Moro – Lindóia do Sul/SC
 Chuva de Prata: Gotas de Ouro Objetivos: Geral: Viabilizar o sistema de caixas na captação, armazenagem e utilização da água das chuvas no espaço escolar. Específicos: Construir pluviômetro com materiais ...
#AprenderParaPrevenir2024
Problemáticas socioambientais em bacias hidrográficas urbanas – Curitiba/PR

Reconhecimento

O programa CED é reconhecido pela convenção da ONU sobre o clima.

Sobre nós


Apresentação

Dúvidas frequentes

Notícias

Contatos

Jornadas Pedagógicas


Pluvipet + App

Bacia Escola

História Oral

Cartografia Social

Nossa Escola é Vulnerável?

A Terra Desliza

Como Formar uma Com-VidAção

Todas as Jornadas Pedagógicas

Projetos em parceria


Rede ERRD Litoral Norte

Projeto Ciência Cidadã na Escola

Projeto Dados à prova d'água

É FOGO (MAP-FIRE)

Todos Projetos

Campanha


Campanha 2024

Regulamento da campanha 2024

A campanha

Edições anteriores

Midiateca


Nossas publicações

Livros

Vídeo

Artigos

Jogos

Podcasts

Plataforma

Glossário

Rede


Mapa interativo

Banco de iniciativas

Acesse ou cadastre sua conta

site por hacklab/
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Carregando
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Notificações