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Formação continuada docente: Educação Ambiental na bacia do rio Palmital -Colombo/PR

Uma iniciativa de Universidade Federal do Paraná

Enviado em 29/10/2024

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Atividade/ação desenvolvida

  • Outro tipo de atividade/ação educativa

Quem participou da iniciativa:

  • Estudantes de Ensino Superior - Quantidade: 16
  • Outro(s): Quantidade - Quantidade: 300

Atividades desenvolvidas e principais resultados

O terço médio da bacia hidrográfica do rio Palmital no município de Colombo/PR, é densamente povoada e grande parte é suscetível a inundações e alagamentos. Desta forma, foram realizadas ações educativas de formação continuada junto a professores/as que lecionam em instituições de ensino públicas, inseridas na bacia, denominadas de “Seminários”. Tendo por objetivo evidenciar as problemáticas socioambientais da bacia do rio Palmital, e como as/os docentes da educação infantil ao ensino fundamental I, poderiam desenvolver projetos de educação ambiental em sala de aula pelo conhecimento adquirido em campo. Os seminários foram realizados pelos membros das equipes dos projetos, Expedições Geográficas e Nimbus na Educação Básica: o Ensino do Clima da Teoria à Prática ambos do Programa Licenciar da UFPR e do projeto de extensão Geografando, através de três módulos (pré-campo, campo e pós-campo) visando empregar suas metodologias de trabalho. Os Seminários foram organizados em 5 encontros pela manhã e 5 encontros a tarde, entre os meses de maio a outubro de 2024. A formação contemplou mais de 300 docentes e teve 3 momentos: 1) aula de pré-campo, de forma assíncrona, através de vídeo gravado sobre conceitos hidrográficos, dinâmica hídrica e de ocupação da região disponibilizado as/aos docentes; 2) aulas em campo com 3 pontos de paradas ao longo da bacia. Para cada ponto visitado, as/os docentes preencheram fichas de campo com objetivo de observar criticamente os locais, refletir e discutir sobre a paisagem e as principais problemáticas presentes; e 3) pós-campo com roda de conversa associando as problemáticas vivenciadas em campo à educação climática. Com esta dinâmica os/as docentes observaram que o assoreamento, o acúmulo de lixo, a proximidade das residências ao rio e a falta da mata ciliar estão entre as principais problemáticas socioambientais. Considera-se que houve impacto e transformação, uma vez que as/os docentes estão disseminando boas práticas em sala de aula, impactando na relação dos seus estudantes com o meio ambiente. Em novembro ocorrerá a “tarde no parque” para socialização das atividades/projetos desenvolvidos nas escolas a respeito das problemáticas socioambientais da bacia Palmital.

Foto 1

Ponto 1 – Margem direita do rio Palmital

Foto 2

Ponto 1 – Margem esquerda do rio Palmital na obra da bacia de detenção

Foto 3

Ponto 2 – Parque Linear entorno do rio Palmital

Foto 4

Ponto 2 – Bosque e nascente

Foto 5

Pós-campo – Educação Climática

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