Cemaden apresenta  o livro “Educação em clima de desastres” para redução do risco de desastres

 

Nesta quinta-feira, dia 13 de outubro – celebra-se o Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres, data esta instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1989, visando promover uma cultura global focada na prevenção. O tema escolhido pela ONU este ano é dedicado aos “sistemas de alerta”, recomendando aprimoramentos com o ulterior propósito de reduzir os riscos de desastres pelo mundo. Este tema é estreitamente correlacionado com a missão do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Em contribuição à data internacional, o CEMADEN/MCTI apresenta o livro “Educação em clima de riscos de desastres”. A nova publicação, elaborada em cooperação com a Unesco do Brasil, reúne marcos conceituais de desastres, políticas públicas nacionais e internacionais, conhecimentos e práticas que orientam os trabalhos e pesquisas do Programa Cemaden Educação.

O conteúdo da publicação foi produzido ao longo dos últimos anos com a contribuição e dedicação dos diversos profissionais da equipe do Programa Cemaden Educação, em diálogo com pesquisadores e técnicos do Centro, e inúmeras instituições parceiras (universidades, defesas civis, escolas, ONGs).

“Educação em clima de riscos de desastres” é uma publicação do Cemaden, com apoio do Programa Ciência na Escola (parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e da Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultura (Unesco).

Segundo Rachel Trajber, organizadora da publicação e coordenadora do Cemaden Educação: “vivemos em um mundo com crescentes riscos, da pandemia aos impactos das mudanças climáticas. Como a educação pode mobilizar comunidades de aprendizagem que  saibam perceber, prevenir e reduzir os riscos de desastres? Nesta obra, professores, estudantes, Defesa Civil, agentes de saúde e  cidadãos podem participar de ações para a construção de um planeta sustentável e resiliente”.

 O livro digital gratuito está disponibilizado no site do Cemaden Educação, pelo endereço:

http://educacao.cemaden.gov.br/site/mediaLibrary/OTYwMDAwMDAwMTE2

 e no site da UNESCO Brasil

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000383095

Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais e o Cemaden Educação

O Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), faz o alerta e a reflexão sobre a temática dos desastres socioambientais, suas formas de prevenção e mitigação, além de reforçar a proposta de criar uma sociedade mais capacitada para enfrentar os riscos desses desastres e tornar-se mais resilientes.  Dentro desse foco, o Programa Cemaden Educação é uma rede de escolas, comunidades, pesquisadores e Defesas Civis, que trabalha na prevenção de riscos de desastres socioambientais. Estudantes e professores pesquisam e compartilham resultados, buscando compreender como os impactos das mudanças climáticas afetam suas vidas.

O Cemaden monitora atualmente áreas de risco em 1.038 municípios de todas as regiões do país. Um levantamento nesses municípios apontou a existência de cerca de 2.500 escolas sujeitas a riscos hidrológicos e/ou geológicos. Em torno delas vivem mais de três milhões de pessoas. Ainda segundo pesquisa realizada pelo Cemaden em cooperação com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo Demográfico de 2010, a população em áreas de risco de 825 municípios chega a 8,3 milhões de pessoas

 O Programa Cemaden Educação foi reconhecido como prática inspiradora pela Convenção –Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, em Inglês).

(Ascom- Cemaden)