Desde 2016, o Programa Cemaden Educação organiza a campanha #AprenderParaPrevenir, anualmente, no mês de outubro – uma referência ao Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastre, instituído pela Organização das Nações Unidas-ONU no dia 13 de outubro. O objetivo é mobilizar a sociedade na construção de conhecimentos, promover intervenções locais e mapear as práticas existentes em Educação para Redução de Riscos de Desastres – ERRD.

E ainda neste mês, o CEdu organizou também uma ação em parceria com a Defesa Civil do Piauí, no contexto do programa Defesa Civil nas Escolas e da mobilização para a Campanha. Participaram da formação diversos/as agentes, professores/as e estudantes de escolas estaduais, que puderam conhecer mais sobre o trabalho com a ERRD e refletir sobre vulnerabilidades e riscos de desastres socioambientais.

Foi realizada também uma oficina prática sobre a jornada pedagógica Pluvipet+APP, em que os/as participantes construíram pluviômetros de garrafa pet e aprenderam a monitorar a chuva a partir do instrumento. A ideia é que possam atuar como multiplicadores/as locais em suas comunidades e também participar da campanha com as suas ações desenvolvidas, somando-se à nossa rede de escolas e comunidades na prevenção de riscos de desastres. As inscrições para a campanha seguem até o dia 31 de outubro. 

Para acompanhar a formação completa com a Defesa Civil, acesse aqui

Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastre

Em todo o mundo, a ONU convoca os países a aproveitar o setor educacional para reduzir os riscos de desastres enfrentados por crianças em idade escolar. Em homenagem ao dia 13 de outubro, ressalta o lema “O papel da educação na proteção e capacitação dos jovens para um futuro livre de desastres” e pede garantias para que os/as mais novos/as tenham habilidades e conhecimentos para moldar um futuro mais ecológico e resiliente ao clima. 

Saiba mais aqui