Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2018, a “Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais” (IRI-Brasil) integra vários grupos religiosos com o objetivo de ampliar a contribuição voltada à preservação do equilíbrio climático, à conservação e ao uso sustentável das florestas, além da proteção dos povos indígenas e das comunidades locais.

Uma comitiva de 41 integrantes da IRI-Brasil uniu-se em uma visita ao Cemaden em busca de informações sobre mudanças climáticas e prevenção de desastres. Nessa enriquecedora experiência, foram recepcionados pelos pesquisadores do Cemaden, com palestras sobre atividades desenvolvidas nos 1.038 municípios mapeados com áreas de risco, além de informações sobre vulnerabilidades, monitoramento geo-hidrológico, secas, áreas de riscos e vulnerabilidades.

Na parte da tarde, a equipe do Cemaden Educação – integrada pelas pesquisadoras Patrícia Mitsuo, Carolina Esteves, Priscila Françoso, Jeniffer de Souza Faria e o pesquisador Antonio Guerra – coordenou a oficina “Prevenção e enfrentamento de desastres” com os participantes. Utilizando metodologias e técnicas de elaboração de planos de trabalho para a redução de risco de desastres. Dividido em grupos, os participantes elaboraram e desenvolveram  propostas de ações estratégicas, direcionadas às áreas de risco em suas localidades, dentro da Campanha #AprenderParaPrevenir.

Reportagem na íntegra: https://www.gov.br/cemaden/pt-br/assuntos/noticias-cemaden/liderancas-religiosas-visitam-o-cemaden-para-informacoes-sobre-mudancas-climaticas-e-prevencao-de-desastres