A 7ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir, organizada pelo Programa Cemaden Educação, trouxe reflexões relevantes sobre ações de educação em redução de riscos de desastres (ERRD) no Brasil, relacionada à temática de emergência climática.

Em 2023, a Campanha foi marcada pela participação em 13 Estados e no Distrito Federal, alcançando todas as regiões do Brasil: 82 inscrições foram recebidas, evidenciando o envolvimento de diversas instituições: 44 escolas, 11 defesas civis, 12 instituições de ensino superior e 15 coletivos/movimentos sociais. Essas iniciativas disseminaram conhecimento fundamentado na ciência e na sabedoria popular, abordando causas e efeitos de eventos extremos relacionados a riscos de desastres. O comprometimento de cada participante contribui significativamente para a construção de comunidades mais resilientes.

Premiação

A cerimônia de premiação foi realizada em 7 de dezembro de 2023, transmitida ao vivo pelo Youtube do Cemaden Educação. A premiação envolveu dois tipos:

  • Sorteio: 45 instituições receberam kits educativos, enquanto três ganharam estações pluviométricas.
  • Prêmio de Práticas Inspiradoras: Cinco práticas destacadas pela criatividade, inovação, parcerias e mobilização comunitária foram premiadas com mini estações meteorológicas, troféus e kits educativos.

As práticas Inspiradoras premiadas foram:

  • Escola: Alunos do Ensino Médio do Colégio Unifebe como agentes de mudança: elaboração de protótipos para enfrentar os desafios dos desastres ambientais. Colégio Universitário Unifebe, Brusque/SC.
  • Defesa Civil: Monitora Cuiabá. NUDEC Vale do Cuiabá, Petrópolis/RJ.
  • Instituto de Ensino Superior: Projetos: ‘Que chuva é essa?’ ‘Meninas e Mulheres na RRD’ e ‘Que casa é essa?’ Universidade Veiga de Almeida – UVA, Rio de Janeiro/RJ.
  • Coletivos/Movimentos Sociais + Outros: 1. Campanha “Pelo Direito de Respirar Ar Puro” Iniciativa Inter-Religiosa Pelas Florestas Tropicais, Brasília/DF; 2. Formação para Professores: Educação para redução de riscos e desastres no Litoral Norte/SP. Diretoria de Ensino – Região Caraguatatuba, São Sebastião/SP.

Inovações na Campanha de 2023

Nessa edição, todas as instituições inscritas na Campanha já fazem parte da Rede Cemaden Educação. Outras inovações foram implementadas, fortalecendo o alcance e a diversidade:

  1. Parcerias Estratégicas: Estabelecimento de parcerias interministeriais e com instituições nacionais, ampliando o impacto da campanha.
  2. Rede de Mobilizadores: Formação de uma rede com cinco mobilizadores em cada região do país, fortalecendo a mobilização local.
  3. Identidade Temática: Criação de uma identidade específica para a temática do ano, fortalecendo a mensagem central da campanha.
  4. Diversificação de Participantes: Ampliação das categorias participantes, envolvendo escolas, defesas civis, instituições de ensino superior, coletivos e movimentos sociais.

Diálogos e Conhecimento

Ao longo da campanha, foram promovidos encontros online, lives de perguntas e respostas, e diálogos regionais. Mobilizadores compartilharam experiências sobre a execução da campanha em diversas regiões do país, promovendo um rico espaço de aprendizado e troca.

Para saber mais, acesse a página completa dos Resultados da Campanha aqui.