Publicações cientificas da equipe Cemaden Educação
ALBUQUERQUE, J.P. de; ANDERSON, L.; CALVILLO, N.; CATTINO, M.; CLARKE, A.; CUNHA, M.A.; DEGROSSI, L.C.; GARDE-HANSEN, J.; KLONNER, C.; LIMA-SILVA, F.; MARCHESINI, V.; MARTINS, M.H. da M.; GRAJALES, D.P.; PITIDIS, V.; RIZWAN, M.; TKACZ, N.; TRAJBER, R. Dialogic data innovations for sustainability transformations and flood resilience: The case for waterproofing data. Global Environmental Change, v. 82, p. 102730, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.gloenvcha.2023.102730.
SILVA, M.A.S. Da; BRITO JUNIOR, I. De; OLIVATO, D.; MARCHESINI, V. Planejando Rotas de Fuga em Caso de Deslizamentos – Estudo em Campos do Jordão-Brasil. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 20, p. 165-188, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.9.8.
GUERRA, A.F.S.; MATSUO, P.M.; FARIA, J.S.; ESTEVES, C.F.; TRAJBER, R.; OLIVATO, D.; PEREIRA, R.D. Contribuições do Programa Cemaden Educação Frente aos Desafios da Emergência Climática e na Prevenção de Riscos de Desastres. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, v. 5, p. 1-15, 2023. DOI: https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32227
GOMES, G.R. das N.S.; TRAJBER, R.; MARCHESINI, V. Clima, desastres e a ciência cidadã na convivência entre o ver e o não ver. Ambiente & Educação, v. 27, n. 2, p. 1–24, 2022. DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.14735.
CALVILLO, NEREA; GARDE-HANSEN, JOANNE; LIMA-SILVA, FERNANDA; TRAJBER, RACHEL; ALBUQUERQUE, JOÃO PORTO DE. From Extreme Weather Events to Cascading Vulnerabilities?: Participatory Flood Research Methodologies in Brazil During COVID-19. Journal of Extreme Events, v. 09, p. 2241001, 2022. DOI: https://doi.org/10.1142/S2345737622410020
MATSUO, P.M.; PANZERI, C.; TRAJBER, R.; OLIVATO, D.; VELLOSO, M.F.A.; MARCHESINI, V. Levantando a lebre da redução de riscos de desastres: aprendizagens da campanha #AprenderParaPrevenir. Revista Humanidades e Inovações, v. 8, n. 44, p. 322-339, 2021. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3986
OLIVATO, D.; SULAIMAN, S.N.; TRAJBER, R.; ZDUNIAK, S.; DA SILVA, J.J. Experiências de processos participativos em gestão de riscos na Macrometrópole Paulista: O papel da educação. Revista Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista, v. 3, n. 8, p. 68-71, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/359
OLIVATO, D.; GALLO JR., H. Evolução da Participação Social na Legislação Brasileira sobre Gestão de Riscos Ambientais. Revista Territorium, n. 27(I), 2020. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-7723_27-1_12
TRAJBER, R.; WALKER, C.; MARCHESINI, V.; KRAFTL, P.; OLIVATO, D.; HADFIELD-HILL, S.; ZARA, C.; FERNANDES MONTEIRO, S. Promoting climate change transformation with young people in Brazil: participatory action research through a looping approach. Action Research, v. 17, p. 87-107, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1476750319829202
MUNOZ, V.; CARBY, B.; ABELLA, E.; CARDONA, O.; LÓPEZ-MARRERO, T.; MARCHESINI, V.; MEYRELES, L.; OLIVATO, D.; TRAJBER, R.; WISNER, B. Success, Innovation and Challenge: School Safety and Disaster Education in South America and the Caribbean. International Journal of Disaster Risk Reduction, v. 45, p. 101395, 2019. DOI: 10.1016/j.ijdrr.2019.101395.
MATSUO, P.M.; SOUZA, S.A. de O.; SILVA, R.L.F.; TRAJBER, R. Redução de riscos de desastres na produção sobre educação ambiental: um panorama das pesquisas no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, Ahead of Print, 2019. DOI: 10.18675/2177-580X.2019-14275.
MARCHEZINI, VICTOR; HORITA, FLÁVIO EDUARDO AOKI; MATSUO, PATRICIA MIE; TRAJBER, RACHEL; TREJO-RANGEL, MIGUEL ANGEL; OLIVATO, DÉBORA. A Review of Studies on Participatory Early Warning Systems (P-EWS): Pathways to Support Citizen Science Initiatives. FRONTIERS IN EARTH SCIENCE, v. 6, p. 1-18, 2018. DOI: https://doi.org/10.3389/feart.2018.00184
MARCHEZINI, VICTOR; MUÑOZ, VIVIANA AGUILAR; TRAJBER, RACHEL. Vulnerabilidade escolar frente a desastres no Brasil. Territorium (Coimbra), v. 25, p. 161-177, 2018. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-7723_25-2_13
TRAJBER, R.; MOCHIZUKI, Y. Climate Change Education for Sustainability in Brazil: A Status Report. Journal of Education for Sustainable Development, v. 9, p. 44-61, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0973408215569113
CEMADEN, Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. Educação em clima de riscos de desastres. Reimpr. Rev., São José dos Campos, SP, Cemaden, 2024. 96 p. ISBN: 978-65-87432-47-2 (versão impressa); ISBN: 978-65-5471-029-9 (versão digital). https://educacao.cemaden.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/Livro-cemaden_web-versao_editada.pdf
ANDRADE, M.R.M. (Coord.). Prevenção de deslizamentos se aprende na escola: ciência cidadã em redução de riscos de desastres. Araraquara, SP : Letraria, 2023. ISBN 978-65-5434-039-7. https://www.gov.br/cemaden/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas-1/ebook_cemaden_prevencao_risco_final.pdf
MATSUO, P.M. Muito além da chuva: práticas educativas na era dos desastres. RISCOS – Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, ISBN Digital: 978-989-9053-17-5, Coimbra, 159 p. https://doi.org/10.34037/978-989-9053-17-5_04. Prêmio Capes – melhor tese na área da Educação.
IWAMA, A.Y.; PEREIRA, R.D.; OLIVATO, D.; TRAJBER, R.; MATSUO, P.M. Educação em Redução de Riscos de Desastres no Contexto de Mudanças Climáticas: Desafios Para O Engajamento Comunitário Transformador. In: MOURA, M. de O.; CUNICO, C.; LUCENA, D.B. (Org.). Riscos Vulnerabilidades e Desastres Socioambientais: concepções e estudos de caso. 1ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2023, v. 1, p. 132-149. https://educacao.cemaden.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/riscos_vulnerabilidades_desastres.pdf
OLIVATO, D.; REGO, P.F.; IWAMA, A.Y.; MATSUO, P.M.; LEAL, P.C.B.; CUBA, S.R.A.; SADOKOFF, L.; TRAJBER, R.; PEREIRA, R.D.; GALERA, R.A. Educação para redução de risco de desastres: formação de agentes multiplicadores e da rede no litoral norte de São Paulo – Brasil. In: IWAMA, A.Y.; AGUILAR-MUNOZ, V.; SELEGUIM, F.B. (Org.). Riesgo al Sur Brasil. 1ed. Ubatuba: Isso dá um livro, 2023, v. 1, p. 290-313. http://www.riesgosalsurbrasil.org/store/p1/riscos-ao-sul-brasil.html
GALLO JUNIOR, H.; OLIVATO, D.; RATEIRO, H.M.; FERREIRA, I.C.C. Projeto pedagógico envolvendo redução de riscos de desastres e compensação de emissões de CO2 por meio do plantio de espécies nativas. In: CASTRO, F.V. de; OLIVEIRA-COSTA, J.L.; ZACARIAS, A.A.; MOREIRA, T. (Org.). Estudos Cindínicos. 1ed. Coimbra: RISCOS – Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2023, v. 1, p. 69-92. https://www.riscos.pt/wp-content/uploads/2018/SEC/13/eBook_SEC_13_cap04.pdf
TRAJBER, R. Educação ambiental, mudanças do clima e redução de riscos de desastres: Esperanças e vida em tempos de Capitaloceno. In: SATO, M.; NORA, G.D. (org.). Turbilhão de Ventanias e Farrapos, entre Brisas e Esperançares. Cuiabá MT: Editora Sustentável, 2021. https://www.araceliserantes.com/Araceli_Serantes/Artigos_Educacion_Ambiental_files/Comunidades_1.pdf
MAMMANA, V.P.; TOZZI, E.; TRAJBER, R. Disaster risk awareness through ESTEEM education. In: Ciências Ambientais: estudos e inspirações em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Editora V&V, 2022, p. 157. ISBN 978-65-88471-56-2. DOI: 10.47247/GC/88471.56.2.
TRAJBER, R. Pensar fora da caixa: transição sustentável e resiliente. In: RAYMUNDO, M.H.A.; BRANCO, E.A.; BIASOLI, S.A.; SORRENTINO, M. (Org.). Avaliação e monitoramento de políticas públicas de educação ambiental no Brasil: transição para sociedades sustentáveis. 1ed. Piracicaba: MH Ambiente Natural, 2019, v. 1, p. 55-68. https://www.funbea.org.br/wp-content/uploads/2020/01/livro-MonitoraEA-2.pdf
OLIVATO, D.; ANDERSON, L.O.; MATSUO, P.M.; SOUZA, U.D.V.; MARCHESINI, V.; TRAJBER, R. Jovens na composição de diálogos cartografados sobre prevenção de desastres. In: MAGNONI JUNIOR, L. et al. (Org.). Redução do risco de desastres e a resiliência no meio rural e urbano. 2. ed. São Paulo: CPS, 2020, p. 537-549. Disponível em: https://educacao.cemaden.gov.br/midiateca/jovens-na-composicao-de-dialogos-cartografados-sobre-prevencao-de-desastres-2/
GALLO JR, H.; OLIVATO, D.; TRAJBER, R.; MONTEIRO, S.; RIBEIRO, T.S.; MONTEIRO, A.A.F.; MATSUO, P.M.; MARCHESINI, V.; VELLOSO, M.F. Redução de Riscos de Desastres e Conservação Ambiental: uma contribuição ao trabalho docente ao ensino formal. In: MONTEIRO, P.O.; BUSSOLOTTI, J.M. (Org.). Educação ambiental e desenvolvimento humano: pesquisas e práticas. Ed. Universidade de Taubaté, 2020, p. 209-224. https://mpe.unitau.br/livro/educacao-ambiental-e-desenvolvimento-humano-pesquisas-e-praticas/
CARVALHEIRA, A.; SOUZA, M.; OLIVATO, D. Cemaden Educação: Práticas educativas de escolas em áreas de risco ambiental. Educação Ambiental e Desenvolvimento Humano: Teoria e Prática. Universidade de Taubaté, 2020. Disponível em: https://mpe.unitau.br/livro/educacao-ambiental-e-desenvolvimento-humano-pesquisas-e-praticas/
LIMA-SILVA, F.; MARTINS, M.; CUNHA, M.A.; ALBUQUERQUE, J.P. de; TRAJBER, R.; DE OLIVEIRA, J.H.P. Diálogos em contexto de vulnerabilidade: limites e aprendizagens na pesquisa dados à prova d’água. In: SPINK, P.K.; BURGOS, F.; ALVES, M.A. (Org.). Vulnerabilidade(s) e ação pública: concepções, casos e desafios. São Paulo: Programa Gestão Pública e Cidadania, 2022, 312 p. https://repositorio.fgv.br/items/128ffcb0-51d0-4893-bb8e-f2d76542bb8c
PANZERI, C.; MATSUO, P.M.; TRAJBER, R.; OLIVATO, D.; VELLOSO, M.F.A.; SATO, A.M.; LUCENA, R. Campanha #AprenderParaPrevenir: inspirações para reduzir riscos de desastres. In: MAGNONI JUNIOR, L. et al. (Org.). Redução do risco de desastres e a resiliência no meio rural e urbano. 2ªed. São Paulo: Centro Paula Souza, 2020, v. 1, p. 10-26. https://educacao.cemaden.gov.br/midiateca/campanha-aprenderparaprevenir-inspiracoes-para-reduzir-riscos-de-desastres/
SULAIMAN, S.N.; TRAJBER, R.; MATSUO, P.M.; FERREIRA, K. Um caminho estratégico: educação e engajamento social na construção de comunidades e cidades resilientes. In: GIRD+10 Caderno técnico de gestão integrada de riscos e desastres. CENAD e PNUMA, V4, 2020, p. 143-151. Disponível em: https://www.institutosiades.org.br/wp-content/uploads/Caderno_GIRD10.pdf.
TRAJBER, R.; BRIANEZI, T.; BIASOLI, S. (Coords.). Diretrizes de Educação Ambiental Climática. São Carlos-SP: FUNBEA, Instituto Clima e Sociedade e Cemaden, 2023. Disponível em: https://educacao.cemaden.gov.br/midiateca/diretrizes-de-educacao-ambiental-climatica/.