Atividades pedagógicas e temáticas do Programa Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – foram desenvolvidas como disciplina junto aos alunos do curso de Especialização em Meio Ambiente, Sustentabilidade e Saúde, na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Campus Caçador, em Santa Catarina.

O pesquisador e professor Antonio Guerra, da equipe do Programa Cemaden Educação, ministrou palestra sobre os conceitos básicos de Mudanças Climáticas e Redução de Riscos de Desastres, temáticas discutidas junto a 35 alunos (as), a maioria da turma do Curso de Especialização formada por professores (as). Também foram realizadas práticas de atividades educacionais sobre redução de riscos de desastres socioambientais, propostas que podem ser aplicadas em sala-de-aula com alunos do ensino fundamental e médio.

Os(as)  alunos(as) desenvolveram e avaliaram o Jogo “Trilha do Risco” do Cemaden Educação e os jogos do projeto “Tecnologias educacionais inovadoras para abordagem interdisciplinar na Redução de Risco de Desastres Socioambientais”, coordenado pela pesquisadora do Cemaden, Silvia Saito.

As atividades foram realizadas nos dias 07 e 08 de julho na UNIARP e as discussões das temáticas foram com bases nas abordagens da palestra do coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden, climatologista José Marengo, realizada no último dia 16 de março, Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.

Fonte: Ascom/Cemaden