É FOGO (MAP-FIRE)
Publicado em
Com o objetivo de promover o engajamento da ciência cidadã, a formação de jovens pesquisadores e a conscientização da sociedade sobre os riscos e impactos dos incêndios florestais na Amazônia, o Projeto MAP-FIRE propôs um conjunto de atividades educacionais para serem desenvolvidas com a comunidade escolar (representadas pelos professores, estudantes, familiares, populações do entorno das escolas e órgãos locais). O resultado deste trabalho foi a produção do e-book “É Fogo!”, um guia de atividades para serem desenvolvidos em sala de aula, com um referencial teórico, que apresenta o estado da arte do conhecimento científico sobre essa temática, traduzido para uma linguagem acessível para auxiliar os professores no preparo das aulas.
O livro visa promover, de forma prática e com metodologias científicas adaptadas para jovens estudantes, a capacidade transformadora do entendimento de um problema que faz parte do cotidiano das populações amazônicas – o fogo – utilizando estratégias de produção, coleta e disseminação de dados e informações gerados pela comunidade escolar. O intuito é valorizar o potencial e a importância da comunidade escolar em contribuir para a mudança do cenário de ameaças e impactos que as queimadas e incêndios florestais impõem cada vez mais às comunidades e à floresta amazônica.
Organizado pelos pesquisadores Yara Araújo Pereira de Paula, Gleiciane de Oliveira Pismel, João Bosco Coura dos Reis e Liana Oighenstein Anderson, esta última coordenadora do Projeto MAP-FIRE, ligado ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o livro reúne o trabalho e o conhecimento gerado por outros diversos pesquisadores de diferentes instituições e países, além de educadores da região amazônica. O Projeto e o livro, apresentado em Português e Espanhol, contaram com o financiamento do Inter-American Institute for Global Change Research – IAI.
A ambição dos pesquisadores agora é de adaptar este material para os demais biomas do Brasil, posto que a questão dos incêndios florestais vem cada vez mais impactando, de forma negativa, nosso país.
Sobre o Livro
O livro foi pensado inicialmente para ser aplicado em alunos do ensino fundamental II e médio, contudo pode ser adaptado para alunos do fundamental I, educação infantil e a outras instituições e públicos, como o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, brigadistas, comunidades tradicionais e demais interessados.
O conteúdo do livro tem como foco os riscos de desastres associados à ocorrência de queimadas e incêndios florestais na Amazônia que são causados pelo homem. Neste bioma, o fogo ocorre como parte do processo da queima do lixo urbano e em terrenos baldios, e no meio rural, é utilizado para o manejo da agricultura e durante o processo de desmatamento, estes dois últimos processos acabam por impactar as florestas no entorno, provocando os incêndios florestais. Nos últimos 40 anos, a Amazônia se tornou cerca de 1º C mais quente e houve uma redução de chuvas de cerca de 17% nos meses de Agosto a Outubro, o que deixou o ambiente mais flamável. As projeções das mudanças climáticas apontam para uma intensificação de secas extremas, sendo portanto primordial coibir a ignição do fogo para evitar grandes desastres. Com isso, o livro traz o entendimento que a educação e a comunidade escolar são as bases transformadoras para a redução do risco de desastres.
O livro está dividido em 4 módulos: de escolha (Fase 1), introdutório (Fase 2), módulo prático (Fase 3) e módulo de disseminação e conclusão (Fase 4). O módulo de escolha apresenta a proposta de cronograma e como as atividades podem ser implementadas no ambiente escolar. O módulo introdutório apresenta os conceitos teóricos da ementa, as implicações do seu desenvolvimento e propõe a aplicação de um questionário e a avaliação dos seus resultados. O módulo prática propõe atividades a serem desenvolvidas pela comunidade escolar, como o uso da história oral, cartografia social, como monitorar a região de sua escola, assim como o uso de atividades ligadas ao cinema e teatro. Enquanto o quarto módulo trata do encerramento das atividades com a disseminação e conclusão da disciplina eletiva.
Ainda é possível ter acesso a um referencial teórico sobre o tema, abordando tudo o que o professor precisa saber para ter segurança na aplicação das atividades. O referencial explica sobre pontos importantes relacionados ao fogo na Amazônia, por exemplo sobre o que, por que e quando queima. Sobre os efeitos que a degradação ambiental e as mudanças climáticas possuem sobre a frequência e intensidade dos incêndios florestais, assim como o impacto na saúde das florestas, na saúde humana e os impactos na economia.
Sobre o MAP-FIRE
Desde março de 2019, o projeto MAP-FIRE vem desenvolvendo um plano de adaptação de múltiplos atores para lidar com florestas sob risco crescente de incêndios extensivos. Esses desastres socioambientais relacionados ao fogo, foram particularmente críticos nos estados amazônicos de Madre de Dios (Peru), Acre (Brasil) e Pando (Bolívia), a junção dos três é conhecida como região MAP. Consideramos que minimizar os impactos desses problemas socioambientais potencialmente crescentes nos limites da Amazônia é o primeiro passo para a adaptação às mudanças climáticas na região.
Saiba Mais
Aqui é possível consultar mais sobre as ações do projeto.