A oitava edição da Campanha #AprenderParaPrevenir, com o tema “Com-ciência de riscos: saber que transforma”, já está com inscrições abertas para ações de todo o Brasil. Se você ainda não conhece essa proposta ou se não sabe como engajar a sua comunidade, aqui vai uma ideia: a nova série do Programa Cemaden Educação, Jornadas Pedagógicas – Práticas Inspiradoras. 

A série, disponível on-line no Canal do YouTube do CEdu, reúne depoimentos de pessoas que já aplicaram as jornadas pedagógicas em suas comunidades e agora compartilham as suas experiências: o que levou a escolher a metodologia, como iniciaram em suas comunidades, principais desafios e alguns dos resultados conquistados com o envolvimento das populações. 

A campanha ocorre desde 2016 em consonância com a data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional para a Redução de Riscos de Desastres (13 de outubro). Tem como propósito estimular a reflexão e a ação das comunidades brasileiras frente aos eventos extremos e os desastres, em parceria com diversas instituições. A cada nova edição, as ações da campanha são repensadas para envolver as populações com maior efetividade.

Série no ar!

No episódio de estreia da série Jornadas Pedagógicas – Práticas Inspiradoras, o professor universitário Anderson Sato, de Angra dos Reis-RJ, fala sobre a sua experiência com a jornada Bacia Escola, projeto que promoveu discussões sobre resiliência com a comunidade local e milhares de pessoas do entorno, como escolas públicas e particulares. O professor explica também sobre as atividades com prevenção de riscos de desastres e eventos extremos que foram realizadas a partir da jornada pedagógica Cartografia Social, aplicada junto ao Plano Municipal de Redução de Riscos de Desastres do município de Angra dos Reis, com a Defesa Civil e, principalmente, com as populações que residem nos territórios que são considerados áreas de riscos por deslizamentos de terra. 

Na série, você também vai encontrar depoimentos do coordenador de educação ambiental do Instituto Conservação Costeira – ICC, Fernando de Almeida, de São Sebastião-SP; do diretor de projetos da Secretaria Municipal de Defesa Civil, Rodrigo D’almeida, de Petrópolis-RJ, da professora Sônia Balvedi Zakrzevski, de Erechim-RS; da professora Maria Francisca Velloso, de São José dos Campos-SP; e do professor Daniel Messias, de São Luiz do Paraitinga-SP

Inscreva-se!

As inscrições para a campanha seguem até o dia 31 de outubro, via formulário

Escolas, Defesas Civis, coletivos, instituições de ensino e movimentos sociais estão convidados a conhecer as Jornadas Pedagógicas e engajar as suas comunidades para a prevenção de riscos de desastres em todo o Brasil. 

Você também pode participar da campanha a partir de ação mobilizadora nos seguintes formatos: oficina, palestra, pesquisa, exposição, jogo, evento, vídeo, entre outros. Muitas ações são possíveis sobre o tema da Emergência Climática e Desastres, como maquete, saída de campo, roda de conversa, etc..  

Quer saber mais detalhes? Acesse o regulamento