Nos dias 23 e 24 de novembro, o Programa Cemaden Educação realizou uma formação intensiva: “Educação Ambiental Climática e Redução de Riscos de Desastres – políticas públicas, ações e metodologias participativas” no Paraná. O curso integrou a 2ª Formação para Gestores Municipais de Educação Ambiental,  atividade do Convênio Linha Ecológica da Itaipu Binacional com o tema da Emergência Climática. 


Participaram da formação 93 gestores/as, de 55 municípios da região da Bacia Hidrográfica do Paraná. Entre as atividades propostas, dialogaram com o pesquisador Antonio Guerra, do CEdu, sobre o impacto dos desastres socioambientais diante do aumento da frequência e intensidade dos eventos climáticos extremos. Guerra apresentou a importância do Programa Cemaden Educação na formação de pessoas e instituições para uma cultura de prevenção de riscos de desastres. 

Já a pesquisadora e educadora ambiental Mara Lúcia Figueiredo, destacou a importância da integração entre as políticas públicas inter setoriais relacionadas à Redução de Riscos de Desastres (RRD) e da Educação Ambiental Climática. 

Na parte prática, os/as participantes desenvolveram  a Jornada Pedagógica de História Oral sobre vivências dos participantes de um desastre. As narrativas destacaram situações que demonstram vulnerabilidades, como em eventos climáticos como tornados,  secas, e nas recentes queimadas no país e região, apresentadas por meio de gravações em áudio e podcasts de formas criativas. 

Experiências para mobilização de comunidades

Emanuela Santos, gestora do convênio de Itaipu, conta que essa formação foi pensada para oferecer maior repertório aos/às gestores/as que são os/as responsáveis por orientar os/as servidores/as de cada prefeitura, de cada um dos 55 municípios. Dada a importância da ação, o objetivo deste encontro foi fornecer informações qualificadas sobre o Programa de Redução de Risco de Desastres desenvolvido pelo Cemaden no âmbito nacional: “a ideia era mostrar alternativas e ferramentas que podem ser utilizadas pelas cidades, além de falar também sobre a importância das políticas públicas. Nós esperamos que os/as gestores/as saiam do encontro com maior capacidade de resiliência”, disse ela. 

Todas as ações desenvolvidas durante a formação receberam o convite para participar da oitava edição da Campanha #AprenderparaPrevenir – evento promovido pelo Programa Cemaden Educação desde 2016, com o objetivo de mobilizar a sociedade, em todo o País, a refletir e agir frente a desastres socioambientais.