Vivendo entre a terra e o mar: um pouco sobre a história de vida do caranguejo-uçá nos manguezais
Publicado em
O manguezal é um ambiente bastante peculiar que se desenvolve nas regiões costeiras onde os rios de água doce encontram as águas salgadas do mar. Esse ecossistema de transição
entre o ambiente terrestre e o marinho é reconhecido como grande “berçário” natural da vida marinha por abrigar uma ampla variedade de espécies animais em suas diversas fases de vida.
O caranguejo popularmente conhecido como caranguejo-uçá, representa uma das principais espécies que vivem nos manguezais. As suas características físicas, como a forma do seu corpo e sua coloração, foram descritas em 1763 pelo naturalista Carl Linnaeus. Ele também recebeu um nome científico, Ucides cordatus, e foi classificado como crustáceo decápode (do grego, deka = dez + pous = pé) por possuir 10 apêndices para locomoção (ou “pernas” = pereiópodos), dos quais dois deles, os mais robustos, são chamados de “garras” ou patas”
(quelípodos ou quelas).
Referência: Darlan J. B. Simith; Ádria C. Freitas; Cleidson P. Gomes; Marcus E. B. Fernandes. Vivendo entre a terra e o mar: um pouco sobre a história de vida do caranguejo-uçá nos manguezais. Projeto <angues Amazônia. Instituto Peabiru e Associação Sarambuí.
Acesso em: https://drive.google.com/file/d/1QxbkiA5NmFg8WLE55K6D-6mcfZVpFDtZ/view