Sociodrama como recurso pedagógico para Educação Ambiental em áreas de risco
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Este capítulo tem por objetivos apresentar os resultados de saídas de campo realizadas com alunos de curso de graduação, de uma universidade federal na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, em comunidades localizadas em áreas de risco. Nessas saídas, constatou-se a ausência por parte das mesmas, de conhecimentos acerca dos aspectos que podem gerar desastres naturais, em face do seu contexto de vulnerabilidade social. A partir dessas constatações buscou-se apoiar na pedagogia moreniana e no seu método de intervenção (sociodrama), a proposição de um programa de educação ambiental para comunidades de áreas de risco. Essa escolha deveu-se ao fato de que, os fundamentos racionais das metodologias de educação ambiental para áreas de risco impossibilitam uma intervenção com controle dos resultados, acerca do reconhecimento dos riscos associados aos possíveis desastres naturais pelas comunidades. Ao final das saídas realizadas se propôs a criação de um conjunto de protocolos de sociodrama pedagógico para educação ambiental em comunidades de áreas de riscos, com vistas a sua sensibilização. PALAVRAS-CHAVE: Sociodrama, Pedagogia, Áreas de Risco, Desastres Naturais.
Referência: Harrysson Luiz da Silva; Márcia Pereira Bernardes; Rita de Cássia Dutra. Sociodrama como recurso pedagógico para Educação Ambiental em áreas de risco. In: Enfoque interdisciplinar na educação ambiental 2 [recurso eletrônico], / Organizador Elói Martins Senhoras. – Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. v. 2, p. 89-112.