Riscos ao Sul: diversidade de riscos de desastres no Brasil
Publicado em
“Riscos ao Sul” é um projeto editorial dedicado à compilação de estudos sobre riscos de desastres na América Latina e Caribe (ALC), sob iniciativa de pesquisadores associados à La Red de Estudios Sociales en Prevención de Desastres en América Latina – La Red – que desde 1992 reúne um número significativo de instituições e profissionais do continente americano em resposta à necessidade de estimular e fortalecer o estudo social da problemática de risco e definir, a partir disso, uma mudança do paradigma interpretativo sobre os riscos de desastres na região. A primeira edição de Riscos ao Sul em 2015 teve como país foco a Argentina.
Desde então, movimentos de pesquisadores/investigadores da América Latina e Caribe têm sido fundamentais na produção do conhecimento científico e crítico sobre gestão de riscos de desastres, sobretudo no Brasil.
Com esta edição dedicada exclusivamente ao Brasil pretendemos aderir ao esforço de consolidar o conhecimento sobre a gestão de riscos de desastres, dando continuidade e novo impulso ao projeto editorial de La Red e de outros movimentos com mesma aderência conceitual-metodológica para uma mudança do paradigma hegemonicamente fisicalista para um paradigma multi-inter e transdisciplinar, colocando as questões no centro das discussões políticas, econômicas, sociais e de planejamento territorial, com valiosas contribuições da ciência em suas várias formas de conhecimento sobre o tema.
Esta edição especial da série Riesgos al Sur, dedicada ao Brasil, oferece reflexões sobre formas de abordar a temática de riscos de desastres desde uma perspectiva social, transdisciplinar e integradora entre as diversas ciências que estudam esses temas. Assim, entendemos que os riscos e os desastres são o produto de processos de médio e longo prazo originados na complexa interação sociedade-natureza.
Para saber mais: http://www.riesgosalsurbrasil.org/conteudo.html
Referência: Riscos ao Sul: diversidade de riscos de desastres no Brasil. organização Allan Yu Iwama, Viviana Aguilar-Muñoz, Fabiana Barbi Seleguim ; coordenação Jesica Viand, Alonso Brenes. — Ubatuba, SP : Isso dá um Livro, 2023 [recursos eletrônico].